Notícias

Ex-ministro da Educação exalta ação do Governo da Paraíba

publicado: 13/12/2016 16h11, última modificação: 13/12/2016 16h32
renatojanine.jpg

Renato Janine Ribeiro comandou o MEC na reta final do governo Dilma Rousseff; é professor de Ética e Filosofia Política na USP - Foto: Reprodução/Facebook

tags: renato janine , ricardo coutinho , finlândia , gira mundo


O ex-ministro da Educação do governo Dilma Rousseff, Renato Janine Ribeiro, classificou, na noite dessa segunda-feira (12), de forma extremamente positiva a ação do Governo do Estado da Paraíba em enviar professores da rede pública para a Finlândia, no projeto Gira Mundo. O professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo publicou, em seu perfil no Facebook, "O futuro da educação pode estar aí", com link para a reportagem da BBC Brasil sobre o programa de intercâmbio.

Em reportagem publicada no último dia 7, os professores da Paraíba relatam o que aprenderam no país nórdico e como estão aplicando esse aprendizado nas salas de aula das unidades de ensino. O programa Gira Mundo é uma iniciativa dos Governos da Paraíba e da Finlândia, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) e Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq).

Uma das professoras entrevistadas pela BBC foi a patoense Vilma Leitão, da Escola Dr. Dionísio da Costa (Premen), em Patos. “Fiquei na Finlândia dois meses, e, logo nos primeiros dias, me chamou muito a atenção o fato de o aluno ser prioridade total no processo, pois é ele próprio quem conduz e gerencia sua aprendizagem. Eles valorizam menos conteúdos ligados ao programa e mais o acompanhamento de como cada criança ou adolescente vai identificar e desenvolver suas competências”, disse a professora na entrevista.

Na Finlândia, os professores aprenderam sobre o sistema educacional finlandês, tiveram aulas todos os dias, das 9h às 15h, com dinâmicas em grupo, apresentação de seminários sobre temas educacionais específicos, elaboração de trabalhos colaborativos e visitas técnicas às escolas finlandesas em Hämeenlinna. O grupo também conheceu as organizações ligadas à educação profissional como ProAkademia e Demola, na cidade vizinha de Tampere. Os professores puderam ainda vivenciar experiências culturais enquanto se adaptavam às condições climáticas locais, importantes para a compreensão das tradições.

Foram investidos mais de R$ 4 milhões, tanto na edição canadense do Gira Mundo, voltada para estudantes e lançada no início deste ano, quanto na edição finlandesa, voltada para professores. Gastos com alimentação, hospedagem, passagem, entre outros, foram custeados pelo Governo do Estado. Além disso, os professores receberam uma bolsa mensal.