Notícias

rádio tabajara

Festa dos 40 anos da sede atual tem homenagem a João Azevêdo

publicado: 12/08/2025 08h38, última modificação: 12/08/2025 08h38
2025.08.11 40 anos sede Rádio Tabajara © Leonardo Ariel (3).JPG

Gestor recebeu tributo e destacou sua relação com o rádio | Leonardo Ariel

por Lilian Viana*

Mais do que concreto, aço e paredes, a sede da Rádio Tabajara, na Avenida Pedro II, é um abrigo de histórias, sonhos e vozes que atravessaram gerações. Desde 1985, o prédio do bairro da Torre não é apenas um endereço: é berço de profissionais que iniciaram ali suas carreiras e ainda é o lar de tantos outros que mantêm viva a tradição de um dos mais antigos veículos de comunicação do Brasil. Ontem, a emissora celebrou 40 anos de sua sede atual com uma solenidade que integrou a programação dos 440 anos de João Pessoa e reuniu autoridades, funcionários, ex-dirigentes e ouvintes fiéis.

Na ocasião, foram homenageados o governador da Paraíba, João Azevêdo; Manoel Raposo, diretor-presidente da Rádio no período da construção do prédio; o arquiteto Expedito Arruda, responsável pelo projeto do empreendimento; o jornalista Carlos Pereira, que está há 16 anos no ar com a Crônica da Cidade; Joabson Nogueira de Carvalho, engenheiro eletricista responsável pelos projetos da Anatel e do Ministério das Comunicações; José Édson Uchôa de Morais, gerente operacional de manutenção técnica de rádio e TV da emissora, desde 1989; e o operador de externa Sulivan de Lima, atuante desde 1985.

Apaixonado confesso pelo rádio, o governador João Azevêdo lembrou de quando, ainda criança, frequentava a antiga sede na Rua Rodrigues de Aquino para assistir a programas de auditório e apresentações musicais. “Para mim, é uma alegria participar dessa celebração, contribuindo, como governador, para que a gente continue a ter esse instrumento tão importante de comunicação que é o rádio. Meu pai tinha um ‘rádio de posto’ em casa e eu cresci com ele ligado o tempo todo. O rádio continua forte, porque acompanha a vida das pessoas. Você pode ouvir enquanto trabalha, conversa com ele, interage. É uma relação única”, afirmou o chefe do Executivo estadual. Azevêdo destacou ainda que a Tabajara, junto com a Parahyba FM, integra um conjunto de investimentos para garantir comunicação de qualidade e alcance, chegando “aos recantos mais distantes do estado”.

Já a presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, celebrou a data lembrando que, desde 2019, a Tabajara integra a estrutura da organização, ao lado do Jornal A União e da Parahyba FM. “Estamos comemorando dentro das festividades dos 440 anos de João Pessoa e celebrando também o início de uma nova fase da Parahyba FM. Agradecemos muito ao governador João Azevêdo pelo apoio constante aos investimentos e pelas inovações na EPC, em especial aqui na Rádio Tabajara”, comemorou Naná.

O diretor de Rádio e TV da EPC, Rui Leitão, que viveu a inauguração da sede em 1985, quando exercia a função de secretário-executivo da Comissão do IV Centenário de João Pessoa, ressaltou que o espaço estimulou grandes momentos da radiofonia paraibana. “É muito bom comemorar esses 40 anos. Por aqui, passaram grandes figuras do rádio, e o prédio reflete a memória da nossa história”, ressaltou.

Quem construiu a história

Manoel Raposo, diretor--presidente da emissora no período da construção, relembrou que a mudança da antiga sede, na Avenida João Machado, para o prédio atual foi marcada por empenho e rapidez. “Era um prédio precário, e eu insisti com o governador da época para que construíssemos uma nova sede. Escolhemos este terreno, que praticamente não tinha nada, e a obra começou e terminou sem interrupções. Até hoje, o prédio se mantém moderno, sem precisar ser derrubado para dar lugar a outro”, contou.

Com 16 anos dedicados à Crônica da Cidade, que vai ao ar diariamente pela Tabajara FM, o jornalista Carlos Pereira emocionou-se ao receber a homenagem. “Eu me surpreendi, porque essa homenagem não é só a mim, mas a todo radialista apaixonado pelo rádio. Desde menino, eu ouvia a BBC de Londres, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro e, claro, a nossa Tabajara. Ela honra as melhores tradições do rádio nordestino e tem lugar na minha vida e no meu coração”, comemorou. Pereira lembrou ainda das diversas sedes pelas quais a emissora passou e destacou a evolução técnica e profissional que encontrou ao longo das décadas.

Já Sulivan de Lima Calado entrou na Rádio Tabajara em 1985 e, desde então, viveu de perto as mudanças. Hoje, operador de externa, guarda com carinho as memórias de quase quatro décadas de trabalho, sendo o colaborador mais antigo em atividade. “É emocionante saber da responsabilidade com os ouvintes. Não me arrependo de nada e sigo feliz, pedalando minha bicicleta para manter a energia e continuar oferecendo o meu melhor sempre”, disse com bom humor.

Tradição e modernidade

Fundada em 1937, a Rádio Tabajara é a 20a mais antiga do país. A trajetória começou na Rua Rodrigues de Aquino, no Centro, passou por um endereço na Avenida João Machado e, desde 9 de agosto de 1985, está instalada na Avenida Pedro II. Hoje, unida à EPC, mantém-se como referência na valorização da cultura e da informação produzidas na Paraíba.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de agosto de 2025.