Do Portal UOL
Um forte terremoto atingiu a ilha de Taiwan na noite desta terça-feira (6), danificando a estrutura de edifícios e provocando o desabamento de um hotel. Segundo o governo, ao menos duas pessoas morreram e outras 144 estão feridas. O tremor, de magnitude 6.4 na escala Richter, foi registrado às 23h50 (13h50 de Brasília) a cerca de 20 quilômetros do Porto de Hualien, segundo afirmou o instituto geológico americano (USGS). O abalo sísmico ocorreu em uma profundidade de 9,4 quilômetros. Não houve alerta de tsunami. O governo, citando os bombeiros, acrescentou que um outro hotel também sofreu danos à sua estrutura, sem citar vítimas. Vários edifícios da cidade de Hualien se encontram muito danificados.
Uma televisão local exibiu imagens do edifício afetado, com uma metade escorada e a outra completamente destruída. Centenas de soldados foram mandados para auxiliar nos trabalhos de resgate na área atingida. Nos últimos três dias, foram registrados mais de 20 tremores diários. O sismólogo Lee Chyi-tyi, da Universidade Central, assegurou na segunda-feira (5) que a ilha entrou em um ciclo sísmico de 100 anos.
No século 20, ocorreram dois terremotos em Taiwan de 8 graus de magnitude: um em 1910 em frente à costa de Yilan, e o outro em 1920 no litoral de Hualien, os dois ao leste da ilha. Alguns sismólogos em Taiwan consideram provável que ocorram terremotos de magnitude 8 ao redor da Fossa Ryukyu, que se encontra de 500 a 600 quilômetros de Hualien, dentro de 10 anos.
Localizada ao longo do chamado Anel do Fogo do Pacífico, a ilha de Taiwan é atingida frequentemente por terremotos. Um poderoso tremor de magnitude 7,6 atingiu o centro de Taiwan em setembro de 1999, matando pelo menos 2.297 pessoas e ferindo outras 9 mil.