Gestores de serviços discutem planejamento da Saúde para 2020

planejamento-saúde_ricardo-puppe4.jpeg

- Foto: Foto: Ricardo Puppe

tags: GESTORES , PLANEJAMENTO , SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está realizando um evento para apresentar o Plano Anual de Saúde do Estado (PAS), que irá nortear as ações dos próximos quatro anos de gestão de saúde na Paraíba. O evento, voltado para diretores de serviços e gerentes regionais de saúde, acontece no auditório da Funad, nesta quarta (13) e quinta-feira (14), das 8h às 17h. Estão sendo apresentadas as diretrizes que visam melhorar os indicadores da saúde pública no Estado, bem como a oferta de serviços para a população, por meio de palestras, oficinas e exposição de atividades exitosas na saúde do Estado.

Nesta quarta-feira (14), durante as palestras da manhã, foi apresentado o Plano Estadual de Saúde de vigência 2020 - 2023 e entre os temas abordados estiveram: regionalização da rede hospitalar, eficiência no aproveitamento de recursos, reestruturação das unidades de saúde especializada no interior do Estado e a Ouvidoria como elo de comunicação entre o cidadão e a gestão.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, é necessário pensar a saúde pública dentro de uma forma mais eficiente e moderna. "É preciso que façamos a gestão do hospital público abrangendo os modelos dos particulares, abrangendo os princípios da legalidade e economicidade", reforçou o secretário.

Para o diretor geral do Hospital Geral de Mamanguape, Daniel Gonçalves, o evento é uma oportunidade ímpar de conhecimento e aprendizado. “Todos os temas trabalhados aqui convergem para a gestão e o cuidado com o paciente, com um atendimento ético e humanizado, nos eixos do SUS”, pontuou o diretor. “Estão todos os gestores de hospitais do Estado, conhecendo as realidades uns dos outros e trocando experiências uma prestação de serviços adequada”, finalizou.

Ainda de acordo com o secretário estadual de Saúde, ao longo deste ano, alguns hospitais já foram contemplados com novos equipamentos, a exemplo do Hospital de Guarabira, que já começou a realizar cirurgias laparoscópicas. "Os hospitais precisam ter resolutividade. A ideia de regionalização da saúde visa não centralizar apenas em João Pessoa e Campina Grande, mas atender a população mais próxima de seu domicílio", explicou o secretário.

O Plano Estadual de Saúde visa consolidar a política de gestão estadual, congruente com as necessidades do municípios e regidas pelo Ministério da Saúde. Dentro das metas assumidas estão: reduzir a mortalidade por doenças crônicas, morbidade por arboviroses, por causas externas e a mortalidade materna e infantil. "Nós estamos fazendo gestão para a população", afirmou a secretária executiva, Renata Nóbrega, durante a apresentação das diretrizes.

A capacitação técnica reúne líderes da equipe diretores de serviços de saúde, gerentes regionais e executivos em busca de avanços na Paraíba. Nesta quinta-feira (14) será realizada uma mostra de experiências exitosas nas unidades de saúde do Estado, além da continuidade das oficinas para o plano de 2020.