O governador João Azevêdo anuncia, hoje, uma série de novas ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento terá como foco o fortalecimento das políticas públicas de proteção, empoderamento e inclusão das mulheres no estado.
Entre as principais ações que serão anunciadas, estão a expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha para Patos e região, o lançamento do Edital Prefeitura Parceira das Mulheres 2025, voltado especialmente para mulheres com deficiência, além da implantação do Comitê Gestor do Pacto Estadual de Prevenção aos Feminicídios. O governador também anunciará as cidades que serão contempladas com os novos Centros de Referência da Mulher.
Lançamento
A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) lança a segunda edição da revista Vivências Femininas, que destaca mulheres paraibanas de diferentes faixas etárias e profissões variadas, cada uma em seu momento de vida relevante, e seus relatos sobre superações e conquistas. O lançamento será na solenidade alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, realizada pelo Governo da Paraíba.
A revista é composta por cinco blocos. No primeiro, “Caminho pela justiça”, ganharam destaque Herminegilda Leite Machado, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB); Agamenilde Dias, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB); e Anna Carla Lopes, desembargadora. No segundo bloco, “Mulheres na política”, a revista traz entrevistas com Ivanilda Matias Gentle, superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep); Jô Oliveira, vereadora de Campina Grande; Jailma Carvalho, vereadora em João Pessoa; e Elizabeth Teixeira, líder das Ligas Camponesas.
O terceiro bloco “Construir as bases para um Estado forte”, aborda Simone Guimarães, superintendente da Superintendência da Autarquia de Obras da Paraíba (Suplan); Giucélia Figueiredo, engenheira e liderança política; Emília Correia de Lima, presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap); e Virgiane da Silva Melo, secretária-executiva de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos.
“Educação como propósito” é o tema do quarto bloco, que traz Célia Regina Diniz, reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Mary Roberta Marinho, reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O quinto bloco, “A arte de se fazer mulher”, destaca a artesã Socorro Souza; as escritoras Elizabeth Marinheiro e Maria Valéria Rezende; e Janete Lins Rodriguez, gerente do Museu Casa de José Américo.
No texto de apresentação da revista, Naná Garcez, diretora-presidente da EPC, afirma que, nesta segunda edição, “as histórias mostram que os caminhos são múltiplos, mas, para destacarem-se, o esforço das mulheres é maior e bem diverso. Neste mês das mulheres, é necessário realçar a relevância e a contribuição femininas na evolução da sociedade. Daí a importância de realçarmos, nesta publicação, as experiências de cada uma das 17 entrevistadas. É que, ao se tornarem pessoas de destaque para além do grupo social que integram, elas podem servir de estímulo e exemplo para aquelas que têm sonhos ou almejam uma carreira profissional de sucesso ou ainda buscam a estabilidade financeira, por exemplo”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de março de 2025.