forças de segurança

Governador amplia serviços de saúde

publicado: 21/11/2023 09h12, última modificação: 21/11/2023 09h13
João Azevêdo anuncia início das obras da Policlínica Integrada, que atenderá policiais, bombeiros e pessoal do Detran

por Juliana Teixeira*

O governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou, ontem, o início das obras de reforma e adaptação do prédio que vai abrigar a Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), para o mês de dezembro. A unidade irá funcionar no bairro da Torre, na Rua Borja Peregrino e ofertará atendimento exclusivo para a categoria e familiares desses servidores. De acordo com o governador João Azevêdo, a previsão é que seja entregue já no mês de janeiro.

“Todos os membros da segurança pública e seus familiares terão uma policlínica, cujas obras começam agora em dezembro, com cartão próprio. As atividades começam já a partir do ano que vem, isso vai permitir um atendimento exclusivo para as forças de segurança”, frisou o governador.

A policlínica permitirá a expansão da assistência médica e multiprofissional, que sairá de 13 para 50 especialidades na área da saúde, incluindo cardiologia, dermatologia, mastologia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral, entre outras. A unidade atende a uma demanda histórica dos profissionais, possibilitando ainda a integração com os serviços da Rede de Regulação Estadual, com acesso próprio no Hospital General Edson Ramalho e Instituto de Assistência à Saúde do Servidor (IASS).

O espaço atenderá servidores das Polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros e profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB). Na ocasião, João Azevêdo também assinou a resolução que cria a Política Institucional de Saúde e Qualidade de Vida (Pró-Vida) da Polícia Militar com o objetivo de estimular a integração, colaboração e articulação das ações em saúde e segurança do trabalho dos policiais paraibanos. Ainda na solenidade foi apresentado o Sig Saúde, um software que fará o gerenciamento dos prontuários médicos, odontológicos e de reabilitação dos policiais militares.

As obras no prédio no bairro da Torre, onde funcionará a Policlínica Integrada, vão começar em dezembro

O anúncio feito pelo governador João Azevêdo ocorreu durante a programação do “Dia de cuidar de quem cuida-Cuidado de Novembro a Novembro” evento alusivo à campanha Novembro Azul, realizado na sede do Comando Geral da Polícia Militar da Paraíba, em Cabedelo. “É algo inédito de fato, porque o Hospital Edson Ramalho nunca foi exclusivo para atendimento dos profissionais da Segurança, é até hoje um hospital de portas abertas para a população”, pontuou João Azevêdo durante na solenidade.

O secretário de estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, evidenciou as ações do governo para assegurar as condições necessárias para o atendimento em saúde das Forças de Segurança. “O mês de novembro marca a luta contra o câncer de próstata e damos a oportunidade para que durante todo o ano tenhamos essa condição de cuidar dos nossos recursos humanos e vamos intensificar essa ação com a policlínica”, declarou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca, destacou que a programação tem o objetivo de conscientizar a tropa sobre a necessidade de manter os cuidados com a saúde em dia. “Essa é uma ação que estamos desenvolvendo com a Secretaria de Saúde. Além de fazer o policiamento ostensivo e preventivo, temos o cuidado de cuidar das pessoas que protegem a sociedade”, comentou.

O governador ainda aproveitou para dizer que está com os exames em dia e que uma vez por ano realiza o exame PSA e os utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens. “Ainda existe muito preconceito a determinados exames e nós precisamos vencer isso como forma de prevenção. Estou com meus exames em dia, faço regularmente o PSA e a cada três anos, o toque, pois é com esse exame que o médico pode identificar qualquer alteração na próstata”, relatou.

Reformas de hospitais

João Azevêdo ainda detalhou uma série de reformas que serão feitas nos hospitais Edson Ramalho e Arlinda Marques. “O Arlinda Marques vai passar por um processo de reconstrução, com investimentos de mais de R$ 20 milhões e o Edson Ramalho já tem o chamamento aberto a partir de 29 de novembro para começar a selecionar a empresa para iniciar a reforma e a ampliação do hospital, que tem uma estrutura muito antiga e que há muitos anos não passa por reforma e através desses serviços que a PB Saúde vai fazer agora, colocar o Edson Ramalho no mesmo padrão que tem os outros hospitais da Paraíba”, finalizou.

Estiveram presentes à solenidade o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino e os deputados João Gonçalves e Wilson Filho.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 21 de novembro de 2023.