O governador João Azevêdo anunciou, ontem, durante o programa semanal “Conversa com o Governador”, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, a universalização do programa Primeira Chance para todos os alunos das escolas técnicas, contemplando mais de oito mil estudantes de 154 escolas da rede estadual de ensino, que terão bolsa estágio no valor de R$ 500 por mês, representando investimentos superiores a R$ 26 milhões em 2024.
“Serão 8.677 alunos que serão contemplados com as bolsas durante seis meses, para que eles tenham a oportunidade de trabalhar e responder à pergunta mais difícil, sobre experiência profissional, quando buscam ingressar no mercado de trabalho. Tenho certeza de que essa ação fará uma grande diferença e dará um salto qualitativo na formação dos nossos jovens, pois cerca de 70% dos estagiários são contratados pelas empresas”, frisou o chefe do Executivo estadual.
O Primeira Chance foi instituído em 2019 como uma iniciativa de incentivo à inserção de estudantes no mercado de trabalho, apoiando a expansão da Educação Profissional e Tecnológica da Paraíba.
O programa tem o objetivo de estimular a integração do estudante no mundo de trabalho; possibilitar ao estudante acesso ao estágio; desenvolver ações de acompanhamento e mentoria; e contribuir com a atualização dos currículos da educação técnica.
Às empresas participantes do Primeira Chance, cabem a contratação de seguro contra acidentes pessoais em favor dos estagiários; concessão de auxílio-transporte para deslocamento, caso necessário; e designação de um supervisor para monitorar as atividades do aluno.
Aos estudantes, cabem o cumprimento da carga horária estipulada; participação obrigatória nas mentorias quinzenais; observância das normas de saúde e segurança do trabalho da empresa; e entrega do relatório final do estágio dentro dos prazos estabelecidos pela escola.
Dentre os eixos dos cursos técnicos oferecidos na rede estadual de ensino no estado da Paraíba, estão Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informática e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Confira os destaques do programa de ontem
- Cajazeiras
No programa semanal “Conversa com o Governador”, de ontem, o governador falou sobre a plenária no município de Cajazeiras e sobre os benefícios entregues à população, como escolas, creches e estradas, entre outras, ações que foram demandas elencadas pelos moradores da região no ano anterior durante as plenárias do ODE/2023.
- Sousa
As atividades do segundo dia das plenárias do Sertão aconteceram no município de Sousa e região. No programa “Conversa com o Governador”, ontem, João Azevêdo deu destaque no início de sua fala às obras do Centro de Formação de Sousa, feitas com recursos do município e do Governo do Estado, além de obras de asfaltamento, creche e um ginásio, que vão beneficiar a população daquela região.
- Consórcio
Na última semana, o Consórcio Nordeste firmou parceria com os Correios, por meio de Termo de Cooperação para garantir o recebimento e distribuição rápida de alimentos, roupas e kits de higiene para a população do Rio Grande do Sul, vítima de enchentes. O governador tratou sobre o assunto durante o programa de ontem.
- Alfabetiza mais PB
O programa Alfabetiza Mais Paraíba completa um ano e apresenta os resultados com entrega de prêmios para as escolas. A ação foi avaliada positivamente pelo governador João Azevêdo, durante o programa, pois toda criança que aprende a ler e escrever até os sete anos tem um aprendizado muito maior durante sua jornada educacional na escola.
- Artesanato
Falando sobre economia e empreendedorismo, agora o assunto é artesanato paraibano. Em Brasília, o governador João Azevêdo participou da abertura da 1ª Mostra do Artesanato com a presença forte do artesanato da Paraíba. Ele falou sobre a importância dessa participação no programa “Conversa com o Governador”, ontem.
- Edital
A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lançou edital para seleção de propostas artísticas para o 38º Salão do Artesanato Paraibano. Durante o programa “Conversa com o Governador”, ontem, o chefe do Executivo estadual, João Azevêdo”, falou sobre o lançamento do edital e reforçou a importância da criação de mais oportunidades para os artistas paraibanos. Os interessados podem participar até 2 de junho no site funesc.pb.gov.br. As apresentações serão realizadas no período de 12 a 30 de junho de 2024.