Foi em um clima de reencontro e de comemorações que foi festejado, ontem, o aniversário de sete anos da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), na sede da Rádio Tabajara, um dos veículos que integram a EPC. O evento contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo, e, além de ter sido regado a muitos festejos, marcou o anúncio de algumas novidades no âmbito da empresa.
Entre as principais novidades, esteve a criação da sucursal da EPC no município de Patos, no Sertão paraibano, que agora é responsável por ampliar a cobertura jornalística na região. Outra novidade foi relacionada ao suplemento literário do jornal A União, o Correio das Artes. Com mais de 70 anos de existência, a publicação agora dispõe de assinatura independente, oferecendo aos leitores uma nova alternativa de acesso mensal ao conteúdo, que, daqui para a frente, passará a ter um alcance nacional para os amantes da literatura e do jornalismo.
Fã do rádio desde criança, o governador lembrou que a criação da EPC foi uma das primeiras ideias executadas quando assumiu o cargo de chefe de Estado. Ele descreveu o momento como algo de que se orgulha bastante durante a sua gestão.
“Existem coisas em que a gente pode acertar e existem outras em que a gente pode errar. Eu me lembro bem daquele 4 de janeiro de 2019. No quarto dia do meu primeiro mandato, decidimos criar a EPC. E esse é um acerto que eu tenho muito orgulho. Então, tenho que parabenizar Naná Garcez e toda equipe, que fez a EPC ir além de divulgar as ações do governo. Empresa pública tem que ser mais do que isso, e os números mostram como a empresa tem total independência para ir além”, comentou João Azevêdo.
Durante a comemoração, a diretora-presidente, Naná Garcez, que comanda a EPC desde a sua fundação, apresentou números e ações que foram realizadas durante todo esse tempo, as quais fortaleceram os meios de comunicação que integram a empresa e a comunicação pública do Estado. A jornalista fez um balanço desse período e lembrou o caminho criativo e inquieto que a EPC vem percorrendo durante esses anos.
“Consolidamos um trabalho que começou no ano de 2019, como disse o governador. A EPC agora é um ecossistema de comunicação, com a editora, a gráfica, o jornal A União, a Rádio Tabajara e a Parahyba FM. A EPC é mais do que apenas os meios tradicionais, mas é uma constante mudança, preservando a tradição e caminhando para o digital, ganhando relevância no mercado e preservando a função social. E caminhamos também para outras missões, como nos festivais de música e literatura, com diversas parcerias”, avaliou Naná.
Durante a celebração, foi confirmada, também, a ampliação do catálogo da Editora A União. Somente no mês de janeiro, serão lançados cinco novos livros, além da publicação da sétima edição da coleção “Paraíba na Literatura” e da segunda edição de “Memórias A União”, ambas no início do ano. Na área cultural e educativa, o Museu do Rádio Paraibano construirá, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, um calendário de visitas para receber os alunos da rede pública de ensino.
Já a Rádio Parahyba 103.9 FM, o veículo oficial do Estado e que é o caçula da EPC, estreará o programa Verão 103.9, que vai ao ar de janeiro até o dia 27 de fevereiro. A emissora também contará, neste ano, com um quadro esportivo semanal, com foco em modalidades jogadas ao ar livre, dando início à cobertura esportiva em sua programação.
Festival de Música da Paraíba
A celebração do sétimo aniversário da EPC também foi palco para o anúncio do homenageado da nona edição do Festival de Música da Paraíba. Em 2026, o compositor paraibano Luiz Ramalho será reverenciado no evento, que já é uma marca do calendário anual do setor cultural do estado.
A realização do festival novamente será uma parceira da EPC com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em 2026, haverá a publicação simultânea dos editais do festival e de seleção para ocupação com grafite do muro de uma das sedes da empresa, na Rádio Tabajara, ambos em homenagem ao mesmo artista.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de janeiro de 2026.