Governador entrega barragem que garante abastecimento de água em Santa Rita

publicado: 09/02/2017 00h05, última modificação: 09/02/2017 07h59
ricardo entrega barragem tibiri no municipio de santa rita foto jose marques (2).jpg

Barragem de Tibiri garante mais 450,5 litros de água por segundo em seu sistema de abastecimento, que já está em pleno funcionamento - Foto: José Marques/Secom-PB

tags: governo do paraíba , ricardo coutinho , barragem , santa rita , tibiri

Cardoso Filho

Uma obra que vai beneficiar cerca de 114 mil habitantes de comunidades do município de Santa Rita foi entregue pelo governador Ricardo Coutinho. Na barragem de nível de Tibiri o Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) investiu em torno de R$ 3 milhões.

Acompanhado de diretores da Cagepa, deputados estaduais, vereadores do município e moradores das regiões beneficiadas, Ricardo Coutinho descerrou a placa inaugural, sendo bastante aplaudido. Em seguida, acompanhado de autoridades e de várias pessoas, o governador conheceu a obra com informações do presidente do órgão, Hélio Cunha Lima.

O governador Ricardo Coutinho disse que a obra representa segurança hídrica para Santa Rita, já que vai garantir o abastecimento do município, com exceção de Várzea Nova, que recebe água do manancial de Marés. “Nós tivemos que fazer uma nova barragem de nível com capacidade suficiente para abastecer a cidade, com a troca de todo o maquinário”, esclareceu.

Na oportunidade, o governador reafirmou para esse ano a entrega do Hospital Metropolitano de Santa Rita, especializado no atendimento Cardiológico. Nesse empreendimento revelou que estão sendo investidos cerca de R$ 100 milhões.

O governador também anunciou assinatura de ordem de serviço para a construção de adutoras que vão beneficiar municípios no Vale do Piancó e também na região de Catolé do Rocha. Ele disse ainda que a Paraíba tem mais de 1.100 quilômetros de adutoras, sendo que 280km já foram inaugurados e o restante está em execução. “É muita coisa, é muita estrutura na área hídrica”, comemorou Ricardo.

Abastecimento

A barragem de Tibiri passa a garantir um incremento de mais 450,5 litros de água por segundo no sistema de abastecimento da cidade de Santa Rita.

A obra faz parte do calendário de inaugurações do Governo do Estado programado para os meses de fevereiro e março. No total, serão entregues quase 30 obras, beneficiando moradores de diversos municípios paraibanos.

Só na área de abastecimento de água, além da barragem de Tibiri, serão as adutoras de Itabaiana, Itaporanga e Belém-Pirpirituba.

Presidente da Cagepa destaca investimento

O presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, falou dos investimentos do governo no setor hídrico e afirmou que o Estado está sendo preparado para a chegada do período de chuvas e também pela transposição do São Francisco, investindo nesse setor.

O deputado João Paulo comemorou a entrega da adutora, afirmando que a população de Santa Rita é grata ao governador Ricardo Coutinho pelo equipamento. ”É uma obra que sempre reivindicamos aos governos anteriores, mas não éramos atendidos”. Segundo ele, Santa Rita estava sendo penalizada, mesmo sendo considerada a maior bacia hídrica da Paraíba, sofrendo com a falta de água.

População comemora entrega da obra José Luciano elogiou a decisão do governador em construir o empreendimento

José Luciano da Silva - Aposentado: Elogiou a decisão do governador em construir aquele empreendimento. Morador de Tibiri há 30 anos, ele disse que o bairro sempre sofreu com o problema de água.

Pedro Araújo Carvalho - Aposentado: Comemorou afirmando que agora tem certeza que sua comunidade não sofrerá mais com a falta d’água. Ele disse que no quintal de sua casa construiu um poço que também serve para os demais moradores.

Maria do Socorro CarvalhoDona de casa: Vê a construção da barragem como uma excelente obra, pois segundo ela, quando falta água na área “é um Deus nos acuda”. “Agora acabou esse problema de ficar sem água”.

Geilson Monteiro Cardoso - Fiscal de loja: Morador do bairro Marcos Moura disse que quem está ganhando é a comunidade e salientou que a falta d’água é constante na região. “Agora temos a certeza de que não teremos mais esse problema.