Notícias

ponte das três ruas

Governador entrega obra à população

publicado: 04/11/2024 08h49, última modificação: 04/11/2024 10h19
João diz, na inauguração, que a ponte é pequena na sua dimensão física, mas extraordinária para a mobilidade
1 | 4
Obra exibe beleza estética e possui equipamentos para a prática esportiva, como caminhada e ciclismo | Foto: Thiago Marques/Secom-PB
2 | 4
João Azevêdo destacou a parceria com a Prefeitura nas melhorias no Bancários | Fotos: Carlos Rodrigo
3 | 4
4 | 4
Tres ruas.jpg
11sa.jpg
2024.111.jpg
2024.1111.jpg

por Paulo Correia*

O governador João Azevêdo inaugurou, ontem, a Ponte Engenheiro Serafim Rodriguez Martinez, nas Três Ruas, no Bancários. João esteve ao lado do prefeito Cícero Lucena, do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), do vice-prefeito Léo Bezerra (PSB), do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (Republicanos), do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) e de várias outras autoridades e parlamentares da Paraíba.

Desafogar o trânsito na avenida Sérgio Guerra, a principal dos Bancários, é o benefício mais imediato da obra, considerada uma das mais importantes intervenções na mobilidade urbana da Zona Sul da capital, beneficiando diretamente cerca de 300 mil pessoas

Com o objetivo de melhorar o trânsito na região, a obra teve investimentos superiores a R$ 17 milhões do governo estadual, além de recursos em infraestrutura de urbanização pela prefeitura, por meio da criação do Parque das Três Ruas. O governador João Azevêdo destacou que a obra é “relativamente pequena na sua dimensão física, mas extraordinária no que vai promover em tempo de mobilidade urbana”, enfatizando que irá beneficiar toda região da zona sul da cidade.

O governador também falou sobre a escolha do nome da ponte, homenagem ao primeiro diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), o engenheiro Serafim Rodriguez Martinez. “Eu tive a honra de conviver com o Dr. Serafim, com seu aprendizado constante a cada conversa, a cada bate-papo, (...) nada mais justo que, pela história que o Dr. Serafim deixou aqui de legado, homenageá-lo com uma obra singela, mas uma obra muito importante de engenharia”, lembrou o governador.

Com o objetivo de melhorar o trânsito, a obra teve investimentos de R$ 15,4 milhões do governo estadual

Além disso, o governador chamou atenção para a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para a realização da obra, destacando que a ponte complementa a criação do Parque das Três Ruas. Segundo o governador, “fazer parceria é fundamental, porque essa ponte só ela não teria o efeito, se não tivesse esse Parque das Três Ruas. O parque em si, se não tivesse aquela cereja do bolo, que foi essa ponte, talvez não tivesse tanto impacto”.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, também ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para “avançar com o compromisso de mudar a vida das pessoas para melhor na cidade de João Pessoa”. O prefeito destacou ainda outras parcerias com o Governo do Estado, na área de mobilidade urbana, como o Programa de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Urbano, Integrado e Sustentável de João Pessoa, a ligação entre o bairro do Altiplano e o Hospital Universitário e o Arco Metropolitano, que pretende ligar as rodovias BR-101 e BR-230, pela zona rural de Santa Rita.

“Também [está fazendo] a ligação do Altiplano com a rotatória externa da cidade universitária, fazendo [as obras] de Água Fria, (...) está fazendo um arco Metropolitano na nossa cidade. Então, nós temos obras e ações de todos os tipos de parcerias. O que cabe ao Governo do Estado, o governo faz, o que cabe ao município de João Pessoa, o município também faz, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessa cidade”, disse o prefeito.

O secretário de Estado de Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, também esteve presente e falou da ponte como a obra que “mais tem ficado parecida à maquete digital com a obra real que a gente vê”.

O secretário destacou ainda a parceria realizada entre o Governo do Estado e a prefeitura para a construção da Ponte e do Parque das Três Ruas. Segundo o secretário, “Aqui está o exemplo real de uma parceria que dá certo, a prefeitura fez esse parque linear das Três Ruas, parabéns à prefeitura, e o estado que, por meio do DER consegue executar essa obra que é a Ponte das Três Ruas, que liga as Três Ruas até o anel externo da Universidade”.

Iniciada em novembro de 2022, a ponte possui 80 metros de comprimento, 15 de altura e 25 de largura e foram construídas, também, duas rotatórias, uma na avenida por trás do Campus da UFPB e outra nos Bancários, o que contribui para desafogar o trânsito na região. No total, o trecho entregue tem 160 m em pista dupla.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de novembro de 2024.