Governador lança calendário do Orçamento Democrático 2017

publicado: 29/03/2017 00h05, última modificação: 29/03/2017 08h17
ricardo em coletiva_foto francisco franca (2).jpg

As audiências públicas do Orçamento Democrático 2017 contarão com a presença do governador, do secretariado e de toda a equipe de assessores - Foto: Francisco França/Secom-PB

tags: orçamento democrático 2017 , governo da paraíba , ricardo coutinho , prêmio ceci melo

O governador Ricardo Coutinho (PSB) lança, na próxima sexta-feira, (31), a partir das 9h, na Sala de Concerto Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o calendário do ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2017. Na ocasião, também será feita a entrega do Prêmio Ceci Melo de Participação Social, que homenageará a ex-vereadora e ativista Paula Frassinete, além de conselheiras do ODE, mulheres lideranças de todas as regiões do Estado e uma gestora. As ações encerram a programação do Mês da Mulher, realizada pelo Governo do Estado, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O lançamento do Ciclo 2017 abrirá o calendário das 17 audiências públicas que acontecerão este ano, com a presença do governador, secretariado e toda a equipe de assessores, que percorrerão as 14 regiões geoadministrativas do Estado, envolvendo a participação da população dos 223 municípios paraibanos.

O Orçamento Democrático Estadual mais uma vez intermediará a voz da população com as ações governamentais, oportunizando e promovendo o diálogo social, com foco também na prestação de contas das ações realizadas ao longo do ciclo anterior em cada região. Esse é o sétimo ano de audiências do OD Estadual, que já envolveu a participação de mais de 200 mil pessoas.

A primeira audiência já acontece na sexta-feira (7), na cidade de Cajazeiras (9ª Região); seguindo no sábado (8), em Pombal (13ª); na segunda (10), em Itaporanga (7ª); e na terça-feira (11), em Princesa Isabel (11ª Região).

Em cada audiência a população terá a oportunidade de eleger até três prioridades de investimentos para a região e ainda reivindicar, reclamar, elogiar e apontar ações que poderão ser implantadas e/ou reformuladas para a melhoria da qualidade e da prestação dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado em cada região. Será um momento de diálogo direto, aberto e democrático com o governador Ricardo Coutinho e todo o governo.

Todas as regiões estão sendo preparadas pelas equipes de Gerentes Regionais de Acompanhamento e Formação e articuladores do governo, com a realização de reuniões preparatórias que mobilizam e incentivam a participação no dia da audiência.

Prêmio Ceci Melo

Realizado anualmente pelo Orçamento Democrático Estadual e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o Prêmio está na sua quinta versão e anualmente homenageia mulheres que se destacam nas atuações sociais em suas respectivas comunidades. É uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por essas lideranças e de visibilizar o papel social prestado por elas.

Paula Frassinete será a grande homenageada deste ano, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ex-vereadora nas causas sociais, lutas em prol dos direitos das mulheres e na defesa das causas ambientalistas ao longo da vida.

Cidades que receberão as plenárias do ODE 2017:

Cajazeiras, Pombal, Itaporanga, Princesa Isabel, Solânea, Esperança, Sumé, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Assunção, Cuité, Guarabira, Mamanguape, Itabaiana e Queimadas.