O governador Ricardo Coutinho foi homenageado, nessa segunda-feira (10), com a Medalha Ministro José Américo de Almeida, concedida pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A honraria, na categoria Alta Distinção (a mais elevada), é concedida a personalidades que prestaram relevantes contribuições ao Ministério Público e à sociedade paraibana.
Na solenidade, realizada no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, Ricardo agradeceu a comenda, destacando que a responsabilidade dele aumenta ainda mais onde quer que esteja. "Carregar uma medalha com o nome de José Américo de Almeida no peito é algo que requer de cada um de nós, permanentemente, uma espécie de autocobrança. Que possamos produzir cada vez mais onde porventura estejamos", destacou.
Ricardo Coutinho ressaltou ainda o bom relacionamento institucional que o Governo do Estado manteve com o Ministério Público ao longo dos últimos oito anos: "Ao longo desses oito anos, nós nunca nos faltamos. Nessa caminhada nós nos demos tranquilidade e segurança", comentou, lembrando os esforços do Governo para promover avanços tanto na instituição quanto na sociedade.
O procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico da Nóbrega Filho, frisou que a Medalha Ministro José Américo de Almeida é a mais alta comenda concedida pelo Ministério Público. "Esta comenda José Américo de Almeida, patrono do Ministério Público, representa o reconhecimento a destacadas personalidades pelos relevantes trabalhos prestados não apenas a esta instituição, mas a toda a sociedade", comentou. "São pessoas que se destacaram pelo seu valor e pelo seu exemplo", acrescentou.
O deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), também destacou o relacionamento institucional do governador Ricardo Coutinho. "O bom relacionamento do governador Ricardo Coutinho com as instituições proporcionou esse momento de crescimento e inclusão que a Paraíba vive, beneficiando quem mais precisa", disse.
Na Sessão Especial realizada pelo Colégio de Procuradores do Ministério Público foram agraciadas outras 18 personalidades. Entre elas os ex-procuradores-gerais de Justiça Bertrand Asfora e Janete Maria Ismael.
A mais alta honraria
A Medalha Ministro José Américo de Almeida foi criada pelo Ministério Público da Paraíba em 1997 para homenagear personalidades que contribuem com o desenvolvimento da instituição e da sociedade.
A mais alta honraria do MP é dividida em três categorias:
- Alta Distinção (folheada em ouro é a mais elevada);
- Distinção em prata;
- Bons Serviços.