povos indígenas

Governo anuncia ações e programas

publicado: 22/04/2024 13h42, última modificação: 22/04/2024 13h44
Vice-governador Lucas Ribeiro destacou iniciativas que vão beneficiar a população, como o projeto Empreender
1 | 4
2 | 4
O vice-governador Lucas Ribeiro, ao lado do cacique Sandro Gomes, exibe publicação voltada para a população indígena | Fotos: Roberto Guedes
3 | 4
Lili Oliveira é a atual prefeita do município de Marcação
4 | 4
2024.04211221.jpg
prefeita.jpg

por Samantha Pimentel*

O Dia dos Povos Indígenas foi criado para relembrar a importância de políticas públicas que garantam os direitos dessa população, além de celebrar sua diversidade, e contribuir para a preservação da história e cultura desses povos. Para marcar a data, o Governo do Estado da Paraíba realizou ontem uma solenidade na Aldeia São Francisco (Aldeia Mãe), no município de Baía da Traição. O evento contou com a presença do vice-governador, Lucas Ribeiro, que fez o anúncio de ações e programas em benefício da população indígena, além de outras autoridades e representações dos povos originários do estado. Na ocasião, foi inaugurada oficialmente a nova Oca do Terreiro Sagrado, construída com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Governo Federal e Secretaria de Estado da Cultura. Durante a solenidade também foram assinados contratos do Empreender Paraíba, concedendo incentivo financeiro a empreendedores do município, além da entrega de quatro mil mudas frutíferas para reflorestamento da região, 100 mil alevinos, potencializando a piscicultura, e a entrega de premiação aos estudantes que participaram da Game Jam, Acampamento Inclusivo que aconteceu em Baía da Traição.

O evento contou também com a entrega da publicação “Tupi Potiguara Kuapa: conhecendo a língua Tupi Potiguara”, obra impressa na Gráfica União, e que tem autoria do Prof. José Romildo Araújo da silva (Guyraakanga Potiguara), com a participação de um grupo de professores Potiguaras da Paraíba. A obra contém textos em português e em tupi e traz questões gramaticais, guia de expressões cotidianas, vocabulário temático e aspectos da cultura. Esse é o primeiro material produzido e entregue à comunidade, sobre a língua tupi potiguara.

Durante a solenidade, o vice-governador destacou as ações do Governo da Paraíba em benefício dos povos indígenas do estado. “Não tenho dúvidas de que faço parte de um governo que tem entregas, que cuida com muito respeito dos povos indígenas. É tanto que hoje aqui estão presentes diversos secretários, com diversas ações e entregas. Essa presença de tantos secretários, tantos gestores, mostra o respeito que nós temos e o trabalho que nós temos feito para atender às demandas, e para fazer isso com muito respeito e dedicação”, afirmou.

Lucas Ribeiro ainda citou algumas ações voltadas à educação indígena, como a climatização de escolas e entrega de mais ônibus para o transporte escolar, além de anunciar que o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) contará com a realização de concurso para professores indígenas.

Secretária ressalta importância de livro voltado ao tupi potiguara

A Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, também esteve na solenidade e destacou a importância da publicação voltada ao tupi potiguara: “O governo tem tido um olhar de garantia da cidadania para os povos indígenas. Vocês viram aqui um material, um livro tupi potiguara, muito importante, uma inovação, uma tecnologia para a garantia de que esses saberes não se percam”, afirmou. A secretária ainda anunciou que o Programa Opera Paraíba terá um segmento voltado aos povos indígenas, facilitando o acesso à saúde por parte dessa população.

O prefeito do município de Baía da Traição, Serginho Lima, falou sobre as ações que o Estado vem desenvolvendo na região: “Agradecer a presença constante do Governo do Estado em nosso município, nas mais diversas ações, seja com calçamento, seja na construção de escolas, na construção da passagem molhada, a doação de mudas, a doação de alevinos. Certeza que nós contaremos sempre com o governo parceiro como já estamos contando”, destacou.

Cacique Gel, responsável pela aldeia São Francisco, destacou as dificuldades da região e a necessidade de o governo ampliar ainda mais as ações: “A gente sabe que o governo já faz, mas a gente queria um pouco mais. E neste dia, que a gente reúne tudo isso, a gente faz não só as cobranças, mas também faz os agradecimentos por tudo que eles vêm trazer para nós”, afirmou. O cacique-geral, Sandro Gomes, também falou da importância da parceria com o Governo do Estado e agradeceu as ações para o povo Potiguara.

Evento conta com presença da única prefeita indígena do país

O evento contou ainda com a presença da prefeita do município de Marcação, Lili Oliveira, única prefeita indígena do país, que falou sobre a importância do Dia dos Povos Indígenas, e do coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Eugênio Herculano de Arruda. Além da secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense; secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos; secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda;  secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; secretário de Estado da Educação, Roberto de Souza; secretário executivo do Empreender Paraíba, Fabrício  Feitosa; e ainda do deputado estadual Eduardo Brito e do presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques, além de outras autoridades. Após a solenidade oficial, o evento seguiu com as comemorações do Dia dos Povos Indígenas, onde houve a realização de um ritual sagrado do Povo Potiguara e toré indígena.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de abril de 2024.