Notícias

Governo capacita e empossa técnicos aprovados na seleção do Paraíbatec

publicado: 17/12/2019 11h27, última modificação: 17/12/2019 11h27
10792e28-88e8-4114-8ce7-e9df89f80279 (1).jpeg

- Foto: Foto: Delmer Rodrigues


A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou, na manhã desta segunda-feira (16), a formação e posse de 302 técnicos, selecionados em editais lançados em outubro, que irão trabalhar como coordenador, supervisor, apoio e orientador do nos cursos profissionalizantes do Paraíbatec realizados em escolas da Rede Estadual. A solenidade aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Pastor João Pereira Gomes Filho, no bairro de Mangabeira, com o objetivo de preparar os servidores para área técnica dos cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC), Pesca e Agricultura Familiar.

A programação contou com a presença dos técnicos de 67 municípios, do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, secretário da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Luiz Couto, secretário executivo da Agricultura e Pesca, Jerônimo Júnior, e o coordenador geral do Paraíbatec, Hebertty Vieira.

Na ocasião, o secretário Cláudio Furtado observou que naquele momento estava sendo dado o pontapé inicial com a formação e posse dos técnicos que irão atender os quase 13.000 estudantes em toda Paraíba. “É um momento muito importante de alinhamento para que eles fiquem por dentro do que está sendo aplicado no Paraíbatec”, falou.

De acordo com o coordenador geral do Paraíbatec, Hebertty Vieira, foram empossados 26 técnicos para os cursos na área da pesca, 11 para os cursos da área de agricultura familiar, 191 técnicos administrativos e 74 diretores. “Convocamos todos os técnicos que foram aprovados em concurso na seleção simplificada, que vão trabalhar diretamente na ponte, nas escolas que vão ser ofertados os cursos do Paraíbatec. Para completar as 447 vagas do edital, a coordenação está planejando mais três editais para vagas remanescentes”, disse.

O professor de Química da Escola Cidadã Integral Monsenhor Odilon Alves, em Sapé, Bruno Alcântara, foi selecionado para trabalhar como orientador. “Vou trabalhar auxiliando os professores para que eles possam desenvolver de forma dinâmica e interativa as aulas e os alunos a permanecerem no curso”, contou.

O programa - O Paraíbatec foi estabelecido em regime de colaboração ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a finalidade de formar profissionais qualificados. O programa traz uma oferta ampla de cursos na área de educação profissional e tecnológica, por meio da Rede Estadual de Ensino do Governo do Estado da Paraíba.

Em 2019 foram lançados nove editais para estudantes, professores e técnicos, com investimentos de mais de R$ 2 milhões. Os editais do Programa Paraíbatec disponibilizam vagas para 12.975 estudantes, 447 profissionais técnicos e 541 professores, para atuarem em 39 cursos em 67 municípios da Paraíba. As vagas foram para cursos profissionalizantes FIC, para área de Pesca e da Agricultura Familiar.