Notícias

Governo conclui obras de recuperação da barragem Pilões até dezembro

publicado: 05/11/2020 10h46, última modificação: 05/11/2020 10h46
3529e921-a72e-46ba-9525-8a2b816ed6ba (1).jpeg

tags: OBRAS , RECUPERAÇÃO DA BARRAGEM , PILÕES


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), conclui até o próximo mês de dezembro as obras de recuperação da barragem Pilões, no município de São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano. A obra está sendo executada no maciço do vertedouro do açude e era reivindicada pela população, pela existência de um vazamento há 30 anos.

A barragem Pilões faz parte da Bacia do Rio do Peixe e atende a população para o abastecimento de água e piscicultura.  Conta com um volume máximo de 13 milhões de metros cúbicos, comprimento de 150m e altura de 11m. O investimento para recuperação é de R$ 882.876,98 e a previsão de entrega da obra é dezembro de 2020.

A obra consiste na recuperação do vertedouro com injeções de calda de cimento para preenchimento dos vazios encontrados na alvenaria de pedra. Está sendo aplicada também resina a base de poliuretano, para tratamento das fissuras e trincas encontradas no vertedouro, com objetivo de estancar o vazamento na estrutura.

A ação faz parte do Programa de Recuperação de Barragens, que vem sendo realizado na Paraíba em 150 barragens monitoradas pela gestão estadual, por meio da Seirhma e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).  O programa objetiva realizar monitoramento com frequência das barragens, visando deter o avanço do desgaste pelo tempo. O investimento no PMB é de R$ 30 milhões, com recursos do Estado. A previsão de conclusão é abril de 2021.

O programa, que está na quarta etapa, já executou cerca de 50 por cento das obras.  Essa etapa dos trabalhos foi dividida em três lotes, que estão sendo efetuados simultaneamente, beneficiando reservatórios do Sertão no lote um, do Litoral no lote dois e a barragem de Gramame/Mamuaba, que abastece a Capital, no lote três, num total de 66 barragens.