Notícias

Governo discute projetos de infraestrutura com representantes do Banco Mundial

publicado: 23/11/2018 00h33, última modificação: 23/11/2018 00h33
ricardo reuniao com banco mundial foto jose marques (2).jpg

Foram discutidos projetos estruturantes para o Estado nas áreas de recursos hídricos e de saneamento básico - Foto: José Marques/Secom-PB

tags: segurança hídrica , saneamento , ricardo coutinho , joão azevêdo , banco mundial


O governador Ricardo Coutinho recebeu nessa quinta-feira (22) representantes do Banco Mundial para discutir projetos nas áreas de recursos hídricos e de saneamento básico. A reunião, realizada na Granja Santana, em João Pessoa, contou ainda com a presença do governador eleito João Azevêdo e com auxiliares do Governo do Estado. 

Na ocasião, Ricardo destacou que o Plano de Segurança Hídrica (PSH) será importante para complementar as ações já adotadas pelo Governo do Estado na área de recursos hídricos, a exemplo da construção da Adutora Transparaíba – ramal do Cariri – já que o ramal do Curimataú vem sendo construído com recursos do Tesouro Estadual. “Essa parceria com o Banco Mundial será muito importante para complementar os significativos avanços que fizemos na segurança hídrica deste Estado”, disse.

O governador eleito João Azevêdo também destacou a importância da parceria com o Banco Mundial para o fortalecimento das políticas sociais que vêm sendo adotadas no Estado. “Vamos fortalecer ainda mais os caminhos de desenvolvimento que temos traçado, já que a população reconheceu esse projeto, prova de que a boa gestão faz a diferença”, afirmou.

Já o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, Deusdete Queiroga, ressaltou que o PSH contemplará ainda a reestruturação institucional da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). “Além disso, esse projeto permitirá o reordenamento do esgoto de João Pessoa, ampliando a capacidade de tratamento da Cagepa na Capital, que sofre com um adensamento”, acrescentou. Outro tema discutido foi o Projeto Cooperar, cujo foco central é o fortalecimento da agricultura familiar.

O diretor para o Brasil do Banco Mundial, Martin Raiser, lembrou que o Projeto de Segurança Hídrica, em fase de elaboração, promoverá ainda mais o acesso da Paraíba às águas da Transposição do Rio São Francisco. “Os recursos hídricos são o principal desafio da região Nordeste, especialmente da Paraíba, um dos estados atingidos pela seca. Para se beneficiar da transposição do Rio São Francisco, são necessários investimentos em infraestrutura”, comentou.

Participaram ainda da reunião o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Paredes Cunha Lima; o secretário da Controladoria Geral do Estado, Gilmar Martins; e o especialista em Água e Saneamento do Banco Mundial, Thadeu Abicalil.