Governo lança ciclo 2016 do Orçamento Democrático Estadual

publicado: 16/03/2016 00h05, última modificação: 15/03/2016 20h28
ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO - ( Foto Edson Matos )   (188).jpg

Várias conselheiras foram homenageadas, ontem, em alusão ao Dia Internacional da Mulher - Foto: Edson Matos

tags: orçamento democrático , ode

Cardoso Filho

O Governo do Estado inicia na próxima sexta-feira, 18, o ciclo de audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual para 2016. Na manhã de ontem, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, aconteceu a solenidade de lançamento do calendário do ODE que começa pela cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba.

O lançamento foi presidido pela vice-governadora Ligia Feliciano e contou com as presenças de várias autoridades, entre elas, secretários João Azevedo e Gilberta Soares, do secretário-executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos e entidades.

A solenidade abriu o calendário das 16 plenárias públicas que vão acontecer nas 14 Regiões Georçamentárias da Paraíba, envolvendo a participação dos 223 municípios paraibanos.
A primeira audiência do ODE acontece sexta-feira, em Cajazeiras. No dia seguinte será a vez de Sousa, seguindo pelas demais regiões até o dia 28 de maio quando em João Pessoa acontece a última plenária, na Escola Técnica em Mangabeira.

Este é o sexto ano em que o governador Ricardo Coutinho e equipes de auxiliares percorrem as 14 Regioes Georçamentárias do Estado para ouvir a população. O Orçamento Democrático, mais uma vez, intermediará a voz da população com as ações governamentais oportunizando e promovendo o diálogo social com foco também na prestação de contas das ações realizadas no ciclo anterior.

O secretário João Azevedo, de Recursos Hídricos, fez um balanço das ações do Orçamento Democrático afirmando que desde o início do governo já foram investidos mais de R$ 6 bilhões em atendimento aos pleitos das populações em estradas, habitação, abastecimento d’água, saneamento básico, construção e recuperação de barragens, mais de 40 escolas construídas, escolas técnicas e, lembrou também que na área da saúde já foram abertos dez hospitais e dois estão em construção, sendo o de oncologia em Patos e o metropolitano, na cidade de Santa Rita.

Falando da importância do Orçamento Democrático, o secretário disse que essa visão do governador Ricardo Coutinho existe desde quando foi prefeito de João Pessoa, quando visitava os bairros para ouvir as populações e, com isso, realizar os investimentos necessários.

A vice-governadora Ligia Feliciano disse que a Paraíba tem um governo democrático que vai de verdade até a população, escuta, analisa, planeja e executa. Ela enfatizou que a cada plenária que participava podia ver de perto a real transformação das políticas públicas na Paraíba.

E salientou, que a partir de então percebeu a mudança que estava havendo na Paraíba e “tudo isso não era de graça, não era por acaso, tudo isso acontecia pela determinação do governante de ter coragem de implantar essa política do Orçamento Democrático”, elogiou.

O secretário-executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, fez um balanço das plenárias do orçamento que ouviu às populações das 14 regiões do Estado da Paraíba. Disse que desde 2011 esse ciclo se transformou e se reverteu em obras e prestação de serviços e lembrou que de Cabedelo a Cachoeira dos Índios tem a participação popular com a realização de obras.

Prêmio Ceci Melo

O lançamento do Orçamento Democrático 2016, ocorrido na manhã de ontem no Espaço Cultural foi marcado por homenagens as conselheiras do OD Estadual e lideranças comunitárias das 14 Regiões Georçamentárias, com o Prêmio Ceci Melo de Participação Social, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A homenageada principal deste ano foi a escritora e educadora popular Valéria Rezende. Coube a secretária Gilberta Soares, da Mulher e Diversidade Humana, fazer a apresentação da homenageada contando sua história desde a sua origem, na cidade de Santos, São Paulo, até chegar a João Pessoa, onde reside.

Gilberta fez um relato falando da trajetória da escritora, de suas participações nos movimentos sociais, tanto no Brasil como no exterior e afirmou que Valéria é uma referência que se dedicou a educação popular, com intensa atuação no meio rural de Pernambuco e da Paraíba. A vice-governadora Ligia Feliciano fez a entrega do Prêmio Ceci Melo à escritora Valéria Resende.
O jornal A União também foi lembrado durante a entrega do prêmio que foi entregue ao jornalista Walter Galvão, que representou a superintendente Albiege Fernandes.

O Prêmio Ceci Melo de Participação Social, em sua quarta versão, é uma homenagem do Orçamento Democrático Estadual, em parceria com as Secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e Empreender Paraíba, às conselheiras e líderes comunitárias das 14 Regiões Georçamentárias, que se destacaram na temática da partgicipação popular em suas respectivas regiões foram premiadas.