O governador João Azevêdo esteve ontem (06), em Brasília, em audiência com o ministro substituto do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Osmar Ribeiro. O chefe do Executivo paraibano tratou, na ocasião, de projetos sociais em parceria com o Governo Federal, entre eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Leite.
O gestor estadual considerou positiva a reunião e manifestou confiança de que o programa PAA-Leite poderá ser ampliado no próximo ano, beneficiando um número maior de produtores e famílias em situação de vulnerabilidade alimentar. “Tivemos a oportunidade de tratar na reunião de programas sociais que a Paraíba realiza em parceria com o Governo Federal, entre eles o PAA-Leite, para que possamos mantê-lo no patamar que temos hoje e com a perspectiva de ampliação para 2026”, explicou.
Ele ainda evidenciou o volume de recursos injetados no programa. “Essa é uma ação que envolve recursos superiores a R$ 60 milhões e queremos o apoio do Governo Federal para aumentar essa participação, considerando que a Paraíba realiza um aporte acima do previsto inicialmente”, pontuou.
Também participaram da reunião o secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, o procurador-geral do Estado, Fábio Brito, e o secretário-executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes.
Segurança alimentar
O programa tem como objetivo contribuir no abastecimento alimentar de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social ou em estado de insegurança alimentar e nutricional por meio da distribuição gratuita de leite, além de fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite dos agricultores familiares.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 7 de novembro de 2025.