Notícias

Propaganda eleitoral

Guia traz propostas e agradecimento

publicado: 14/10/2024 09h20, última modificação: 14/10/2024 09h20
Cícero Lucena e Marcelo Queiroga apresentam, no primeiro programa, como pretendem mudar João Pessoa

por Paulo Correia*

Os candidatos ao segundo turno para a Prefeitura de João Pessoa exibiram, ontem, seus primeiros programas do novo período da propaganda eleitoral gratuita, no Guia Eleitoral. De acordo com a Resolução no 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato e atual prefeito, Cícero Lucena (PP), abriu a transmissão do Guia, seguido do candidato Marcelo Queiroga (PL).

Segundo a resolução, nesse segundo turno, os candidatos têm a mesmo tempo disponível de exibição, com dois blocos diários de dez minutos de duração para cada candidato. Além disso, cada candidato tem 25 minutos diários para inserções, durante todo o dia, de até um minuto. O Guia termina em 25 de outubro.

Prefeito mostra realizações em João Pessoa e exalta votação

Cícero apresentou-se como um candidato que está em um espectro político distinto do de seu opositor, sem esquerda ou direita | Foto: Reprodução/YouTube

O programa de Cícero Lucena, no rádio e na televisão, apresenta feitos durante a atual gestão, agradece os votos alcançados na votação, além de enaltecer as parcerias políticas, sobretudo a do governo estadual. Apresentando-se como um candidato que está em um espectro político distinto de seu opositor, a campanha ressalta propostas voltadas à educação, saúde e infraestrutura.

O agradecimento aos votos do primeiro turno é destacado pela diferença com relação ao segundo colocado. Na televisão, é exibido um trecho do discurso realizado por Cícero em seu comitê, após os resultados do primeiro turno, agradecendo “uma diferença de mais de 115.000 votos em relação ao segundo colocado. Agora é hora de intensificar o nosso trabalho, buscar novos apoios e unir ainda mais aqueles que sonham com uma João Pessoa cada vez melhor”. Em seu programa, o prefeito destaca que obteve “mais que o dobro de votos do segundo colocado”.

“Mais uma vez renovo a minha gratidão, Leo e eu, porque vocês fizeram a gente chegar aqui. (...) Vamos multiplicar os nossos votos e a nossa luta. Meu muito obrigado, e vamos juntos para a vitória no dia 27”, diz.

Nos dois programas, são apresentadas três propostas: a criação do Hospital do Pet da Zona Sul em Mangabeira; criação de dez novas unidades de saúde no Planalto da Boa Esperança, Colinas do Sul, Colibris, Jardim Cidade Universitária, Cidade Maravilhosa, Aldeia SOS, Paratibe e Cidade Verde; Pé de Meia Municipal, com bolsa mensal de R$ 200 para estudantes do oitavo e nono anos e para Educação de Jovens e Adultos (EJA), e poupança de R$ 1.000 ao fim do ano.

A articulação com o Governo do Estado também é enfatizada, sendo exibida, na peça para as rádios, uma fala do governador João Azevêdo (PSB) realizada no comitê do candidato após os resultados do primeiro turno. “Nós vamos ganhar essa eleição porque temos o melhor projeto, o melhor candidato e vamos vencer novamente. João Pessoa sabe o que quer: quer Cícero, quer Leo, com esse time todo do bem que faz muito bem a essa cidade”, diz o governador.

As realizações implementadas em seu último mandato são ressaltadas. Algumas ações realizadas em sua atual gestão são destacadas na televisão, como “1500 ruas sendo calçadas, LED nos postes, terminal do Valentina, ônibus geladinho, Pão e Leite, Centro de Doenças Raras, Parque das Três Ruas, Orla Sul, Hospital do Pet”. Em ambos os programas, é indicada a experiência política como justificativa para continuar na gestão da capital paraibana. “Cícero já foi governador da Paraíba, senador e também ministro; é o prefeito Amigo da Criança e vencedor do Prêmio Orgulho em Ser Autista Brasil”, afirmam os locutores de seu programa para as rádios. 

Queiroga destaca os apoios obtidos para o segundo turno

Queiroga promete mais consultas médicas, mais médicos da família, mais enfermeiros, mais agentes e mais vacinas | Foto: Reprodução/YouTube

Os programas da campanha de Marcelo Queiroga (PL) enfatizaram os votos obtidos no primeiro turno, agradecendo ao seu eleitorado, além dos apoios políticos obtidos pelo candidato para o segundo turno.

No programa para televisão, o candidato agradece os votos obtidos, e ressalta que  é a melhor opção “para devolver a autoestima ao nosso povo, resgatar o orgulho de ser pessoense, de viver em uma terra de oportunidades, de gente trabalhadora, marcada por grandes lutas, pela democracia e pela liberdade”.

Com participação em ambos os programas, o candidato a vice-prefeito Sérgio Queiroz enfatiza os desafios enfrentados e seu trabalho para superá-los. Na televisão, Queiroz ressalta que “sabemos que os desafios são grandes demais e, juntos, vamos superá-los, fazer valer a honestidade e a força do trabalho”.

As propostas apresentadas pela campanha dizem respeito à saúde e à educação. Na saúde, são apresentadas propostas genéricas, como “mais consultas médicas, mais médicos da família, mais enfermeiros, mais agentes de saúde, mais medicamentos e  mais vacinas”, que foram exibidas no Guia voltada às rádios. Com relação à educação, o candidato critica a atual gestão sobre suas ações ligadas às creches e acrescenta que “enquanto não tiver vaga disponível em uma creche pública, nós vamos contratar uma vaga para seu filho em uma creche particular”.

Além disso, é apresentada uma proposta na área de infraestrutura, com a construção da Via Jaguaribe, que segundo o programa voltado às rádios, “vai conectar a região central de João Pessoa, a partir do encontro entre o rio Jaguaribe e a Avenida Dom Pedro II, até o entroncamento entre a Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, o ‘retão’ de Manaíra, e o rio Jaguaribe na altura do shopping Manaira”.

Sobre suas alianças e apoios na campanha, é destacado, na rádio, o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enfatizando o trabalho desenvolvido por Queiroga à frente do Ministério da Saúde. “Meu amigo Queiroga, a competência que ele demonstrou à frente do Ministério, no momento mais difícil que o mundo atravessava, foi simplesmente exemplar”, declara Bolsonaro no programa.

Além do apoio do ex-presidente, no programa para televisão é enfatizado o apoio do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), do senador Efraim Morais Filho (União Brasil) e de Pedro Cunha Lima (PSDB).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de outubro de 2024.