Notícias

posse em agosto

Herman Benjamin presidirá o STJ

publicado: 24/04/2024 09h50, última modificação: 24/04/2024 09h50
Paraibano, natural de Catolé do Rocha, foi eleito ontem para o biênio 2024-2026 à frente do tribunal
Herman Benjamim.jpg

O ministro Herman Benjamin foi eleito ontem para presidir o Superior Tribunal de Justiça (STJ) | Foto: Ascom/STJ

O ministro Herman Benjamin foi eleito ontem para presidir o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Natural de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, o ministro comandará a corte no período de 2024 a 2026.

Além de Benjamin, o ministro Luis Felipe Salomão foi eleito como vice-presidente, e o ministro Mauro Campbell Marques indicado para ser o próximo corregedor nacional de Justiça.

Os novos presidente e vice tomarão posse em agosto, em substituição a Maria Thereza de Assis Moura e Og Fernandes, e também comandarão o Conselho da Justiça Federal (CJF). A indicação do ministro Campbell será submetida à apreciação do Senado Federal, e a nomeação caberá ao presidente da República.

Durante a sessão do Pleno, o presidente eleito do STJ, Herman Benjamin, agradeceu a confiança dos colegas, que o escolheram por aclamação. Segundo o ministro, a expectativa é de muito trabalho pela frente, para que o tribunal possa cumprir da melhor forma sua missão constitucional. O vice-presidente eleito, Luis Felipe Salomão, disse ter recebido com alegria a demonstração de confiança dos demais membros da corte e que segue à disposição para fazer o melhor pelo STJ.

Herman Benjamin é um jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor. É formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Iniciou a carreira jurídica em 1982, no Ministério Público de São Paulo, e, ao longo de 24 anos, atuou em várias frentes na instituição. Conferencista e autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, conciliou atividades de docência no Brasil e no exterior.

Desde 1995, é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Também na condição de professor visitante, já lecionou na Faculdade de Direito de Illinois e na Universidade Católica Louvain-la-Neuve, na Bélgica. O ministro é fundador e co-diretor da Revista de Direito Ambiental, publicada desde 1995.

No STJ, integra a Corte Especial, a Primeira Seção e a Segunda Turma – as duas últimas especializadas em direito público. Foi membro do Tribunal Superior Eleitoral e do Conselho da Justiça Federal e dirigiu a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de abril de 2024.