Hugo Motta quer explicação para poucas casas na PB

publicado: 11/11/2017 17h05, última modificação: 11/11/2017 17h02
6.jpg

Deputado paraibano apresentou requerimento para convocação de ministro a comissão - Foto: Reprodução/Internet

tags: hugo motta , casas , paraíba

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou está semana que passou requerimento de convocação do ministro das Cidades, Bruno Araújo, que também é deputado licenciado pelo PSDB de Pernambuco. Ele terá de ir à Câmara prestar esclarecimentos aos integrantes da comissão sobre os programas habitacionais conduzidos pela pasta, em data ainda a ser definida. Autor do requerimento, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB), questionou os critérios de uma portaria publicada na última semana pela Secretária de Habitação do Ministério que regulamentou a distribuição de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo Motta, o Maranhão, estado que tem o maior déficit habitacional do país, recebeu 400 casas, enquanto Pernambuco, estado do ministro, recebeu 3.500, e São Paulo, 15 mil. “Nada contra Pernambuco receber 3.500 e São Paulo receber 15 mil, eu sou contra o Maranhão receber 400 e a Paraíba, 700 apenas. Eu quero conhecer o critério de distribuição dessas moradias”, enfatizou o deputado. Deputados do PSDB, do DEM e do PR tentaram transformar a convocação em convite, mas deputados do PMDB e do PT insistiram na convocação sob o argumento de que falta diálogo do Ministério com o Congresso.

Lava Jato

A comissão aprovou também requerimento para realização de audiência pública para discutir a situação dos trabalhadores da JBS e demais empresas da Holding J&F Investimentos. O objetivo é apurar se milhares de empregos estariam em risco por causa da crise instaurada depois das denúncias envolvendo as empresas. Além disso, também foi aprovado requerimento para que sejam solicitadas informações ao Ministério da Transparência e ao Tribunal de Contas da União sobre a suspensão dos Processos Administrativos de Responsabilização (Pars) das empresas envolvidas em ilícitos investigados na Operação Lava Jato.