Primeiro Grupamento de Engenharia tem novo comandante

publicado: 10/04/2018 00h05, última modificação: 10/04/2018 07h37
Troca de comando.jpg

O general de brigada Marcelo Arantes Guedon substitui o também general de brigada Marcos José Pupin - Foto: Edson Matos

tags: grupamento de engenharia , novo comandante , marcelo avantes guedon

José Alves

O general de brigada Marcelo Arantes Guedon é o novo comandante do I Grupamento de Engenharia. Sua posse na instituição aconteceu na manhã dessa segunda-feira (9) com a presença de juízes, políticos e diversos empresários paraibanos. Na ocasião, ele disse que a missão do Grupamento de Engenharia é realizar obras com qualidade dentro do prazo, e enfatizou que o Exército também está pronto para atender qualquer solicitação do Tribunal Regional Eleitoral, que venha a garantir que as próximas eleições de outubro transcorram num clima de traquilidade.
O general informou também que sua missão é realizar obras que melhorem a condição do Nordeste, cooperando com os órgãos que trabalham em parceria com o Exército, a exemplo do Dnit, Infraero e Ministério da Integração, melhorando as condições do aquartelamento.

Sobre o momento de turbulência política que passa o país, o general Guedon afirmou que "a instituição Exército Brasileiro, por ter esse caráter permanente regular, consegue conviver com facilidade nesse momento". Ele reafirmou que a missão do exército é continuar realizando obras por todo o País.

O novo comandante disse que assume o cargo para coordenar o trabalho de cinco batalhões de engenharia, sendo quatro de construção e um de combate. "Enfim, toda a atividade de engenharia no âmbito do comando militar no Nordeste".

Sobre atividades em andamento, ele explicou que o exército tem obras no Rio Grande do Norte, na BR-110, no Retão de Tibiri, na BR-110 e na BR-316. Há ainda obras às margens do Rio São Francisco e no norte de Sergipe, dentre outras.

O general Guedon assumiu o cargo que havia sido ocupado pelo também general de brigada Marcos José Pupin, que ao fazer a passagem de comando disse que seu trabalho foi intenso e que prestou seus serviços, principalmente nas obras de cooperação do São Francisco. "Deixo o comando do I Grupamento de Engenharia depois de um trabalho intenso e espero ter correspondido às expectativas. Agradeço todas as parcerias que fizemos com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Governo do Estado", disse o general Pupin.

Curriculum do general

Filho de Philipe Guedon e Lúcia Arantes Guedon, o general Guedon nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de janeiro de 1963. Ele possui os seguintes cursos militares: curso de Oficial R2 de Infantaria, curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras, curso de mergulhador autônomo, da Marinha do Brasil, curso de supervisor de operações de Desminagem, curso de aperfeiçoamento de oficiais de engenharia, curso de Comando e Estado-Maior e Mestrado em Defesa Nacional, da Escola de Defesa Nacional da República Argentina.

Durante sua carreira desempenhou as seguintes funções: instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Supervisor de Desminagem na Missão de Assistência para Remoção de Minas na América Central e Oficial de Estado Maior do I Grupamento de Engenharia em João Pessoa. O general Guedon é casado com Mônica Grion de Almeida Guedon e pai de dois filhos, Pedro e Júlia.

I Grupamento

O I Grupamento de Engenharia é o órgão responsável pelas obras militares, obras de cooperação, bem como questões de meio ambiente e patrimônio no âmbito da Região Nordeste. A criação desta unidade data de 1955. Sua sede inicial foi na cidade de Campina Grande.