O candidato a prefeito de Campina Grande pelo PCdoB, Inácio Falcão, revelou que, caso eleito, tem planos de construir mais dois ou três complexos habitacionais na cidade. Segundo o deputado estadual, a moradia com infraestrutura urbana completa é um dos principais pontos de promoção da dignidade humana.
Inácio foi entrevistado ontem pela Rádio Tabajara, sendo o último candidato na série de sabatinas promovidas pela Empresa Paraibana de Comunicação. Os encontros aconteceram ao vivo do Escritório de Representação do Governo da Paraíba e cada postulante ao cargo de gestor municipal dispôs de 45 minutos para discorrer sobre os seguintes eixos temáticos: meio ambiente, educação, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura, segurança, emprego e renda e moradia.
O primeiro questionamento feito ao deputado estadual foi acerca da infraestrutura em Campina Grande, mais especificamente os problemas apresentados no Complexo Aluísio Campos. Segundo Inácio, uma das principais providências no local deve ser criar a interligação entre o bairro com o Centro da cidade.
“Ali tem muita coisa que foi prometida, mas nada cumprido. A população vive, hoje, à mercê. Foram prometidas escolas naquele setor e não foi feito. Mas principalmente a questão da interligação com a região central de Campina, ou seja, ali era para ter sido feita uma malha viária para que o povo tivesse o conforto de poder trafegar sem ser pela própria rodovia. Sabemos que já houve diversos acidentes na área por falta de uma interligação viária, que não foi feita. Na possibilidade de assumir a Prefeitura, é evidente que vamos trabalhar para que possamos construir mais creches, mais escolas e, acima de tudo, uma policlínica onde vamos atender mais de 40 mil habitantes que vivem naquele conjunto habitacional. Uma policlínica seria muito importante para dar qualidade de vida aos moradores, sobretudo, no âmbito da saúde pública”, afirmou.
Diálogo será prioridade
Perguntado no tocante aos planos para promover emprego e renda na Rainha da Borborema, o ex-vereador da cidade destacou a importância de dialogar com todas as categorias. “A Prefeitura de Campina Grande peca muito quando o assunto é o Centro da cidade. Nós temos um dos maiores mercados públicos do Nordeste, a Feira Central, onde foi prometida uma reforma gigantesca, mas o grande problema é que essa gestão atual não teve a humildade de dialogar com os comerciantes. Os ambulantes que trafegam pelo Centro, muitas vezes, perdem as mercadorias, porque os próprios agentes públicos tomam os produtos para não haver o comércio na região central do município. Eu acredito que o diálogo é a base de tudo. Você primeiro tem que criar uma associação para que todos sejam ouvidos e não seja feita uma discussão aleatoriamente. Essa gestão não teve um minuto de diálogo com os comerciantes. Mas a nossa administração vai ser do diálogo para levar qualidade de vida ao povo”.
Ainda sobre a temática da geração de trabalhos formais no município, Inácio também discorreu sobre a abertura do mercado para os jovens. “Nós temos mais de 20 universidades em Campina Grande e, com isso, temos uma grande quantidade de jovens terminando cursos, tanto superiores como técnicos. Mas Campina não oferece a abertura do primeiro emprego, não oferta sequer uma oportunidade de estágio. Na nossa gestão, iremos fazer parcerias com todas as universidades e escolas técnicas, para chamar os estudantes para estagiarem nas secretarias municipais. Dessa forma, iremos capacitar aquele aluno para enfrentar o mercado competitivo de trabalho em Campina, porque a cidade tem perdido muito a juventude devido à evasão para outros mercados, em Pernambuco ou no Rio Grande do Norte, por exemplo. Nós precisamos criar mecanismos para ofertar o que é de bom como atração para grandes empresários do nosso país e, até mesmo, do exterior”, disse.
Uso das praças públicas para prática esportiva terá incentivo
Participando da entrevista, um eleitor de Campina inqueriu o candidato do PCdoB quanto às suas propostas para incentivar a população campinense a praticar atividades físicas. De acordo com Inácio, é preciso encarar o tema como uma questão de saúde pública.
“Em primeiro lugar, nós precisamos estimular os estudantes de nível superior do curso de Educação Física, trazendo-os para dentro da gestão, criando mecanismos para que eles possam fazer estágios nas praças públicas da cidade, por exemplo. Antigamente tínhamos o Mexe Campina, um projeto fantástico voltado, sobretudo, para a prática de atividades físicas com o público idoso. Mas a gestão acabou com isso. Isso podemos resgatar, também podemos ampliar as nossas ciclovias e, além de tudo, precisamos criar um espaço dentro da Secretaria de Saúde que trate da prática esportiva, porque esporte também é saúde pública”, declarou Inácio Falcão.
Também sobre a educação, agora de uma forma mais abrangente, o deputado estadual ressaltou o interesse em pagar bem o magistério municipal. “A educação do município vem sofrendo, ao longo do tempo, com a falta de zelo. Eu tenho sempre dito que a nossa criança e os adolescentes são as bases para chegar ao ensino universitário, se você tem uma base bem formalizada, você chega bem na universidade. Então, é claro que os profissionais que, hoje, compõem o nosso magistério precisam ser valorizados e, acima de tudo, pagar bem, pagar o PCCR. Outra coisa importante na nossa educação é a questão da merenda escolar. Na nossa administração, vamos descentralizar a merenda. Cada creche e cada escola terá sua cota de recurso, vamos criar um conselho na escola e ele, juntamente com a direção, terá a autonomia de comprar a merenda dentro dos bairros. Vamos gerar mais renda para aquele bairro, a merenda vai ser comprada dentro de um mercadinho, dentro de uma feira do bairro. Você está resolvendo dois problemas de uma forma só”, explicou o candidato a prefeito.
Passagem compartilhada
Indagado a respeito da mobilidade urbana no município, Inácio Falcão relatou que, atualmente, Campina está parada no tempo quando o assunto é evoluir no sistema de transporte público urbano. “Há 10 anos, esse era um tema muito debatido em nível nacional, e hoje nós estamos enfrentando uma realidade cruel em Campina Grande, porque a cidade parou no tempo e no espaço quando se fala em mobilidade urbana. Nós tínhamos aqui uma Central de Integração que dava qualidade de vida, sobretudo, aos trabalhadores e aos estudantes. A Integração dava perspectiva de vida ao povo que, muitas vezes, só precisava pagar um único ônibus para ir trabalhar. Atualmente, esse trabalhador paga quatro viagens”.
Como solução para a problemática exposta, o ex-vereador propõe a criação de um sistema de passagens compartilhadas. “Uma das passagens mais caras do Nordeste é em Campina Grande, quando falamos de proporções geográficas. Na nossa gestão, iremos fazer passagem compartilhada, ou seja, de tal bairro a tal bairro o custo é x, do bairro tal para o centro, o custo é y. Vamos realizar um estudo socioeconômico, juntamente com as empresas de ônibus e com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, para que possamos trazer a passagem compartilhada e refazer o sistema de integração”, declarou.
Habitação popular
Respondendo ao eixo temático da moradia em Campina, o candidato a prefeito apresentou a necessidade do diálogo com o Governo Federal para criar mais moradias no município. “Agora estamos falando em moradia com qualidade de vida, com creches, policlínicas, com pavimentação, saneamento, com linhas de ônibus circulando, uma infraestrutura completa. Dentro do nosso plano de governo, estamos, ao lado do presidente Lula, trabalhando em cima de projetos para que seja possível trazer dois ou três novos conjuntos habitacionais para Campina. Outro ponto importante e que será muito fiscalizado será a venda de casas desses conjuntos. Vamos pedir apoio do Ministério Público para fazer essa fiscalização, porque, se você precisa de uma moradia, qual o sentido de pegar essa casa e vendê-la?”, questionou.
Em suas considerações finais, Inácio Falcão aproveitou o ensejo para externar o seu sentimento de gratidão pela cidade. “Campina Grande é a cidade que me deu tudo, eu nasci aqui, estudei e me formei aqui. Logo, sou filho natural da Rainha da Borborema, então eu conheço o povo campinense, eu conheço a realidade dos bairros e eu vivo a realidade de Campina. E, se eu já fiz muito por Campina em quatro mandatos como vereador e três como deputado, eu quero fazer muito mais como prefeito”, concluiu.
Entrevistas
A sabatina com o candidato a prefeito de Campina pelo PCdoB, Inácio Falcão, foi a última das entrevistas feitas pela Rádio Tabajara com os postulantes ao cargo de gestor do município.
As sabatinas agora estão sendo realizadas com os candidatos a prefeito de Cabedelo. Todos os encontros são transmitidos on-line no canal do YouTube da Rádio Tabajara.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de agosto de 2024.