Notícias

Jeová se posiciona contra impeachment e critica OAB

publicado: 30/03/2016 08h33, última modificação: 30/03/2016 08h33
Jeová Campos durante pronunciamento na manhã desta terça-feira (29).JPG

Segundo o parlamentar, a OAB não está representando a boa advocacia - Foto: Divulgação

tags: jeová campos , impeachment , oab


José Alves

O deputado Jeová Campos PSB disse ontem (29), na tribuna da Assembleia Legislativa, não entender o posicionamento da Ordem dos Advogados do Brasil a favor do golpe contra a democracia. “Quem diria a OAB de tantos homens da história da alta vocação jurídica deste país, se apequenar ao movimento da elite brasileira em defesa do golpe. Como advogado não acho que sou representado por essa OAB e é por este motivo que estarei nas ruas no próximo dia 31, coincidentemente no dia do aniversário do golpe militar no ano de 1964 [na verdade o golpe aconteceu em 1º de abril], para defender a democracia”.

Para o parlamentar, a advocacia se baseia na busca da aplicação da norma legal, do princípio de que a norma, na República, o que deve imperar e a regra, não o desejo de alguém ou alguns, pois na República o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido. "A OAB não pode fazer a condução de um processo apenas para atender essas forças que foram golpistas em 64, quando a OAB estava ao lado deles, e agora eu esperava que a OAB tivesse aprendido e não voltasse a participar de um golpe desta natureza".

Ainda segundo o parlamentar, a OAB não está representando a boa advocacia. “A boa advocacia é o advogado postular a defesa do cumprimento da norma legal, da Lei e a OAB está fazendo o inverso. Qual o fundamento que existe para que Lula não assuma a Casa Civil. Se é para ele ser investigado, que seja. Que ele apresente sua defesa, mas a OAB ter isso como fundamento para tirar Dilma da presidência, isso é uma coisa completamente antidemocrática, autoritária e chega à beira da irresponsabilidade e eu como advogado não posso aceitar isso. Essa OAB, da forma como está se comportando, não me representa”, declarou Jeová.

Ele enfatizou que a OAB está apresentando uma proposta totalmente equivocada e que não é do interesse da população brasileira. "Isso é uma vergonha, o que o Conselho da OAB está fazendo é totalmente o inverso da ordem pública. Esse é um posicionamento anti-democrático e eu como advogado não posso aceitar isso", afirmou o deputado Jeová Campos.

PMDB

Sobre a debandada do PMDB no apoio a presidente Dilma Rousseff, Jeová Campos afirmou que o PMDB em tempos passados abandonou José Sarney e abandonou Fernando Collor. “É um partido que fica no poder até enquanto lhe convém, mas na hora que mais a pessoa precisa ele abandona. Há dois anos, Dilma era a melhor pessoa do mundo para o PMDB e agora cabe aos peemedebistas como José Maranhão responder essa pergunta, mas a mim, cabe dizer que não me surpreendo com essa posição do PMDB”.

Jeová quer entender se existe algum crime contra a presidente Dilma Rousseff. Para um presidente ser afastado, ele tem que ser autor de um crime. “É crime você pagar o Bolsa Família para beneficiar os mais pobres? É crime Lula ser nomeado ministro da Casa Civil? O dever da OAB é defender a ordem pública”.

Ele indagou também qual a razão da OAB se posicionar a favor do golpe. "Não posso aceitar que essa OAB me represente e acho que o Conselho Federal da OAB não deveria se posicionar dessa forma diante da nação. De um lado está a elite, os banqueiros, a Rede Globo e os industriais que querem destituir um governo que defende o Prouni, um governo que implantou o Minha Casa, Minha Vida, o programa Mais Médicos, o programa Bolsa Família e o governo que expandiu as universidades e as escolas técnicas. Do outro, está a população que almeja simplesmente a continuação da democracia que eu também defendo de forma contundente", concluiu.