Notícias

POLÍCIA CIVIL

João anuncia datas de nomeações

publicado: 20/08/2024 09h11, última modificação: 20/08/2024 09h11
Metade dos 426 policiais que se formaram ontem será convocada em novembro e o restante assumirá no mês seguinte
1 | 3
Maior concurso da história do órgão ofereceu 1,4 mil vagas | Fotos: Carlos Rodrigo
2 | 3
Nova turma será convocada em 2024, informou João
3 | 3
2024.083.jpg
2024.081.jpg
2024.08.jpg

por Filipe Cabral*

O governador João Azevêdo participou, ontem, da solenidade de formatura da segunda turma concluinte do Curso de Formação da Polícia Civil. Ao todo, foram formados 426 alunos, sendo 36 delegados, 160 escrivães, 140 investigadores, 24 peritos criminais, 21 peritos médico-legais, dois peritos químico-legais, 13 papiloscopistas, 20 técnicos em perícia e 10 peritos odonto-legais. Todos eles foram convocados do concurso público da Polícia Civil — considerado o maior da história da instituição —, que ofertou 1.400 vagas.

Durante a cerimônia, realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa, o governador ainda assinou o edital de convocação para nomeação e posse dos concursados. Segundo João Azevêdo, devido ao período eleitoral, os formandos serão convocados a partir do mês de novembro.

“No dia 19 de novembro, metade da turma entra e, no dia 17 de dezembro, a outra metade. Todos serão servidores da Secretaria de Segurança e Defesa Social ainda neste ano e todos serão muito bem-vindos”, anunciou.

A formanda no cargo de Delegado de Polícia, Sarah Jéssica, celebrou a realização do sonho, segundo ela, forjado em muitas horas de estudo, dedicação, superação e renúncias. Em discurso, a oradora da segunda turma de formandos falou sobre a alegria de concluir o processo de formação vivido nos últimos cinco meses.

“Foram meses intensos e, assim como foi ao longo de todas as fases do concurso, mais uma vez nos foi exigido o nosso melhor. O melhor do nosso estudo, da nossa resistência física e emocional, da nossa entrega sem medir esforços. Em tudo, fomos demandados e aprovados. Nossa preparação, durante o curso de formação, foi feita dia a dia, a cada ordem unida, a cada instrução, em cada aula, em cada atividade, em cada dia de estágio. Enfim, tudo isso visando nos tornar aquilo que sonhamos: verdadeiros policiais”, refletiu.

Além do auditório lotado por familiares e amigos dos formandos, a solenidade contou com a presença do vice-governador, Lucas Ribeiro; da primeira-dama, Ana Maria Lins; da segunda-dama, Camila Mariz; e dos deputados estaduais Hervázio Bezerra e João Gonçalves. Também participaram do evento autoridades, como o secretário de Administração, Tibério Lima; o secretário da Administração Penitenciária, João Alves; o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo; o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Isaías Gualberto; a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Cassandra Duarte; e a diretora-geral da Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), Maísa Félix.

Curso de formação

As aulas da segunda turma tiveram início no dia 7 de março deste ano, com carga horária de 940 horas. Durante o período, foram ministradas aulas didáticas, palestras e estágios em disciplinas de áreas como Direitos Humanos, Gestão, Atendimento ao Público, Vulneráveis, Diversidade, Investigação Policial, Perícias, Condução de Veículos, Tiro, Uso Progressivo da Força, Tática e Abordagem. Na reta final dos treinamentos, os alunos também participaram de estágios em delegacias e unidades do Instituto de Polícia Científica (IPC).

Em novembro e dezembro — quando saírem as novas nomeações —, os formandos da segunda turma se juntarão aos 485 aprovados da primeira turma, que foram nomeados em setembro do ano passado. Desses, foram 46 delegados, 155 escrivães, 129 investigadores, 30 peritos criminais, 21 peritos médicos, 13 peritos químicos, 47 papiloscopistas, 22 técnicos em perícia e 22 necrotomistas.

PM e Bombeiros

Amanhã, o governador João Azevêdo participa da solenidade alusiva ao patrono da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), coronel Elísio Sobreira, quando também será realizada a aula inaugural do curso de formação dos 810 soldados da corporação e do Corpo de Bombeiros aprovados no concurso das instituições. Na ocasião, serão apresentados 810 alunos, sendo 560 da Polícia Militar e 250 do Corpo de Bombeiros. Ainda durante o evento, haverá a entrega de mais de 50 medalhas de Mérito e Serviços Distintos a personalidades militares e civis que contribuíram para o crescimento da PMPB.

Segurança será destaque nacional, projeta gestor

Com viagem marcada para Brasília, onde participará, amanhã, da cerimônia de anúncio do Ranking de Competitividade dos Estados, organizado pelo Centro de Liderança Pública, João Azevêdo disse que acredita que os investimentos na Segurança Pública confirmarão a Paraíba como referência nacional na área.

“Eu não posso apostar, porque eu não gosto de aposta, mas eu não tenho dúvida alguma de que a Segurança Pública da Paraíba vai estar entre o top 10 do Brasil. A Segurança Pública foi definida como prioridade desde o dia 1o de janeiro de 2019, quando nós chegamos ao governo. Esse reconhecimento fez com que, hoje, nós não tenhamos um único servidor da Polícia Civil da Paraíba que não tenha sido promovido ao longo desse tempo. A renovação e ampliação, portanto, era inevitável”, comentou o governador, adiantando que uma terceira turma de concursados deve ser convocada para formação no próximo ano.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, a formatura de mais uma turma de futuros agentes “coroa o momento” que a instituição experimenta no estado.

“A gente imaginava uma Polícia Civil para o futuro, mas essa Polícia Civil já é a polícia do presente. Uma polícia com muito investimento em tecnologia, muito investimento em informação e logística, mas com o maior dos investimentos, que é no ser humano. O Governo do Estado tem tratado o ser humano com muito carinho e muito respeito, e isso se reverte, naturalmente, para a nossa sociedade. Esse momento de comemoração e de alegria da Polícia Civil se dá, principalmente, porque a gente vai poder servir ainda melhor à sociedade paraibana”, explicou.

Para o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, a formatura e o anúncio da convocação e posse dos formandos reafirmam o compromisso do Governo do Estado com o sistema de segurança como um todo.

“Isso renova e fortalece não somente a Polícia Civil, mas todo o sistema de segurança. A gente precisa entender que estamos tratando de unidade. Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Detran, todas essas forças irmanadas têm um compromisso muito forte. E, quando eu fortaleço um, todos saem fortalecidos nesse processo”, destacou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de agosto de 2024.