João Azevêdo entrega segunda unidade do Castramóvel

publicado: 05/07/2024 09h19, última modificação: 05/07/2024 09h19
1 | 4
Expectativa é de que 600 atendimentos sejam realizados na Grande João Pessoa já no primeiro mês | Fotos: Evandro Pereira
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Segunda-Unidade-Castramóve_F1.jpg
Segunda-Unidade-Castramóve_F3.jpg
Segunda-Unidade-Castramóve_F4.jpg
Segunda-Unidade-Castramóve_F.jpg

por Filipe Cabral*

O governador João Azevêdo entregou, ontem, a segunda unidade do Castramóvel, serviço que visa fortalecer o controle populacional de cães e gatos e garantir o bem-estar animal.

Projetado para funcionar como um centro cirúrgico veterinário itinerante, o novo Castramóvel atenderá à cidade de João Pessoa e aos demais municípios da região. De acordo com a Gerência Operacional das Políticas da Causa Animal, a unidade já deve começar a operar a partir da próxima segunda-feira (8). A expectativa é de que, logo no primeiro mês, sejam realizados cerca de 600 atendimentos. As ações visam atender, prioritariamente, animais de famílias em situação de vulnerabilidade social, ONGs e protetores independentes que atuam na causa animal.

Durante a cerimônia de entrega, realizada no estacionamento do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, João Azevêdo destacou a importância da ampliação do serviço, que, desde a entrega da primeira unidade, em abril deste ano, já realizou mais de 600 atendimentos em Campina Grande e em toda região da Borborema, incluindo avaliações, consultas e castrações.

“É uma alegria muito grande poder, a cada dia, ampliar esse serviço pela Paraíba. O que nós queremos é que mais pessoas estejam comprometidas com essa política e tenham a convicção de que o Estado continuará ampliando essa política em bases sustentáveis e que possam dar respostas efetivas àquilo que a gente espera, que é a proteção dos pets nesse momento”, afirmou o governador.

Ainda segundo João Azevêdo, outras duas unidades do Castramóvel devem ser entregues nos próximos meses para atender as regiões do Sertão e do Cariri. O valor de cada veículo gira em torno de R$ 200 mil.

De acordo com o Governo do Estado, as entregas dos Castramóveis fazem parte da série de iniciativas desenvolvidas no âmbito do Programa Paraíba Pet, lançado em outubro do ano passado. Além de garantir acesso a serviços veterinários essenciais, com foco na castração, o programa também conta com ações de educação em saúde; adoção responsável; parcerias e convênios com instituições de ensino e entes municipais; e incentivo financeiro aos municípios paraibanos para a expansão do controle populacional dos animais. Segundo o governo, a previsão é de que, até 2025, sejam direcionados cerca de R$ 10 milhões para a causa animal na Paraíba.

Serviço tem equipe multiprofissional

O secretário estadual de Saúde, Arimatheus Reis, destaca que, além dos equipamentos, o serviço do Castramóvel envolve a participação de uma equipe multiprofissional, que inclui desde médicos veterinários e técnicos até motoristas. De acordo com ele, são pelo menos 30 pessoas que integram o serviço em esquema de escala assistencial.

“Existe toda uma logística em torno do Castramóvel. Não é só esse carro. Há, também, a provisão de insumos; o carro que leva a equipe; e uma série de outras ações necessárias ao bom funcionamento do serviço”, explicou.

Ainda segundo Arimatheus, a nova unidade deve reforçar o atendimento nas áreas mais carentes, tanto em João Pessoa como no interior do estado.

“Nós divulgaremos o cronograma nos canais da Secretaria da Saúde para que toda a população possa acompanhar e levar o seu pet, e também para que os próprios municípios possam, por meio de seus Centros de Zoonoses, oferecer serviços para atender a saúde animal”, informou.

Castração

De acordo com a gerente operacional de Políticas da Causa Animal, Fabíola Rezende, o serviço de castração é parte fundamental de um dos eixos da política de saúde animal do Estado, pois “evita situações como abandono e maus tratos”.

Durante o evento, ela reforçou que, além do Castramóvel, a Gerência também tem promovido o cadastramento de profissionais e clínicas veterinárias nos municípios para castração de felinos e caninos. Segundo Fabíola, cerca de R$ 1,3 milhão será repassado do Estado aos Municípios, a partir de convênios para o pagamento dos serviços.

“Com isso, o governo está injetando recursos, garantindo oportunidade de trabalho, renda e valorizando a classe veterinária do nosso estado”, destacou.

Os interessados em se cadastrar devem procurar a sede da Gerência e Políticas da Causa Animal, localizado na Avenida Dom Pedro II, na capital.

Hospital

Também presente na cerimônia, o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, saudou a iniciativa do Estado e ressaltou a importância do trabalho conjunto para a promoção da saúde animal na capital. Ele destacou a inauguração do primeiro Hospital Veterinário de João Pessoa.

“Nós só estamos trazendo mais essa conquista para a população porque nós temos parceria, nós temos obras e nós temos ações ao lado do governador João”, declarou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de julho de 2024.