Notícias

educação

João celebra avanços na Paraíba

publicado: 25/04/2025 09h52, última modificação: 25/04/2025 09h52
cada vez mais alto. Os númeGovernador destaca desempenho expressivo no Ensino Médio Técnico atestado pelo Censo Escolar de 2024
O GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO LANÇOU CALENDÁRIO DEMOCRATICO_F. EVANDRO (18).JPG

O governador João Azevêdo disse que “a educação é a mãe de todas as políticas públicas” | Foto: Evandro Pereira

O governador João Azevêdo celebrou a consolidação da educação pública da Paraíba no cenário nacional, com avanços expressivos, especialmente no Ensino Médio Técnico e na ampliação do tempo integral, atestados pelo Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados colocam a Paraíba como o segundo estado do país com maior percentual de alunos matriculados no Ensino Técnico da rede pública — considerando as redes estadual e federal — com 34,1% dos estudantes do Ensino Médio inseridos nessa modalidade, atrás apenas do Piauí (52,4%). Esse tipo de formação combina o currículo regular do Ensino Médio com cursos técnicos, preparando os jovens para o mundo do trabalho.

“A Educação é a mãe de todas as políticas públicas e, por isso, temos investido fortemente nas ações pedagógicas e na infraestrutura escolar para dar aos nossos jovens a oportunidade de realizarem seus sonhos e chegarem cada vez mais alto. Os números apontam que estamos no caminho certo, com a oferta de uma educação de qualidade, que prepara os nossos estudantes para o mercado de trabalho e para um futuro melhor”, destacou o chefe do Executivo estadual.

Atualmente, apenas na rede pública estadual, a Paraíba conta com um universo de 157 Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) e quatro Escolas de Educação Profissional Técnica (EPTs), com 56 modalidades de cursos oferecidos. Entre os cursos técnicos disponíveis, estão: Açúcar e Álcool, Administração, Agenciamento de Viagem, Agricultura, Agroecologia, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Análises Clínicas, Apicultura, Aquicultura, Artes Visuais, Biotecnologia, Comércio, Confeitaria, Contabilidade, Controle Ambiental, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Calçados, Design de Interiores, Design de Moda, Design de Móveis, Design Gráfico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Estética, Eventos, Gastronomia, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Instrumento Musical, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Marketing, Mecânica, Meio Ambiente, Mineração, Nutrição e Dietética, Panificação, Planejamento e Controle da Produção, Processamento de Pescado, Produção de Moda, Programação de Jogos Digitais, Publicidade, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho, Serviços de Restaurante e Bar, Serviços Públicos, Sistemas de Energia Renovável, Têxtil, Vendas e Vestuário.

O desempenho também é expressivo no que diz respeito ao Ensino Médio em Tempo Integral. Segundo os dados do Censo, 52% das matrículas da rede estadual da Paraíba já são nessa modalidade — mais que o dobro da média nacional, que é de 24,2%. Apenas na rede estadual, a Paraíba conta, hoje, com 306 escolas funcionando em tempo integral, o que garante ao estado o 4º lugar no ranking nacional de matrículas nessa modalidade. Considerando os dados da rede pública como um todo — incluindo instituições federais —, o estado sobe para a 3ª posição no país.

Com esses resultados, a Paraíba também assume a 3ª colocação em número de matrículas no Ensino Médio em Tempo Integral e a 2ª posição em número de estudantes matriculados no Ensino Profissional. Os dados reforçam o compromisso da gestão estadual com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), destacando a Paraíba como uma das unidades federativas que mais avançam na ampliação da jornada escolar e na articulação da educação básica com a formação técnica.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de abril de 2025.