Notícias

compromisso com os paraibanos

João destaca ações para segurança na PB

publicado: 25/04/2023 12h03, última modificação: 25/04/2023 14h28
Em aula inaugural do curso de formação dos concursados da PC, governador enfatiza proteção da sociedade
1 | 4
O governador João Azevêdo destacou, durante a aula inaugural do curso de formação dos 535 concursados da Polícia Civil, os investimentos que o Governo tem feito na área de Segurança - Foto: Evandro Pereira
2 | 4
Foto: Evandro Pereira
3 | 4
Foto: Evandro Pereira
4 | 4
Na conversa com a imprensa e na fala aos aprovados do concurso da Polícia Civil, o governador João Azevêdo chamou a atenção para o compromisso que todos precisam ter com os paraibanos - Foto: Evandro Pereira
Aula Inaugural_F. Evandro Pereira (2).JPG
Aula Inaugural_F. Evandro Pereira (1).JPG
Aula Inaugural_F. Evandro Pereira (12).JPG
Aula Inaugural_F. Evandro Pereira (16).JPG

por Taty Valéria*

“Esse é mais um dia que esse governo se reúne para cumprir um compromisso: com os concursados da Polícia Civil, com a segurança pública, e com a Paraíba.” Com essas palavras, o governador João Azevêdo iniciou a aula inaugural do curso de formação dos 535 concursados da Polícia Civil, que aconteceu na manhã de ontem, no Teatro Paulo Pontes, Espaço Cultural. O curso de formação é a última etapa do concurso, realizado em 2022 e considerado o maior já realizado na história da instituição, com 1.400 vagas para 10 cargos.

Para o governador João Azevêdo, cuidar da população tem um sentido amplo, e inclui, além da saúde e educação, fazer com que a sociedade se sinta protegida. “Vocês, homens e mulheres que agora fazem parte dessa segurança, estão entrando num processo que honra a Paraíba e que é mais uma etapa na construção de um sonho de vida”, afirmou o governador, destacando os avanços numa fala direta aos novos alunos. “É com muita alegria, orgulho e agradecimento que digo que vocês estão ingressando na melhor segurança pública do Norte e Nordeste do país, fruto de um trabalho integrado de homens e mulheres que integram as forças de segurança do Estado e de investimentos na ordem de mais de R$ 9 bilhões só nos primeiros quatro anos de governo”, disse João Azevêdo.

“Construímos os Centros Integrados de Comando e Controle de Patos, Campina Grande e João Pessoa, adquirimos novas viaturas, armamentos e equipamentos, temos o serviço do resgate aeromédico, a Patrulha Maria da Penha já está presente em 100 municípios e conquistou reconhecimento nacional pela sua atuação, o nosso sistema prisional tem se destacado nas ações de ressocialização e vamos avançar ainda mais”, acrescentou.
Ao encerrar sua fala, o governador falou diretamente para os novos alunos. “É preciso que vocês saibam que dentro das forças de segurança pública na Paraíba, não existem estrelismos e individualismo. “Não é possível admitir que todos não pensem de forma única. Em algum momento, o colega que está sentado ao seu lado poderá ser responsável pela sua vida, então aprendam sempre que é fundamental o espírito de unidade”, finalizou.

Jean Nunes, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, avalia que esse novo quadro irá impactar diretamente nos resultados positivos em relação à segurança na Paraíba. “Já temos um alinhamento importante em todas as forças e poderes aqui presentes. Esse curso também trará renovação com a ampliação de mais de 50% no número de policiais e é considerado o maior concurso da história da Polícia Civil”, disse o gestor.

A superintendente da Polícia Civil na Paraíba, Maísa Félix, resume a expectativa em relação à formação dos 535 novos alunos que iniciam o curso de formação na Acadepol. “Renovação e oxigenação na nossa Polícia. Esse é o maior concurso da história e estamos com a esperança e a certeza dessa qualificação, e vamos entregar à sociedade paraibana, profissionais comprometidos com a nossa segurança pública”.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, celebrou a chegada dos novos profissionais de Segurança. “Nós estamos crescendo para servir melhor à população com muito afinco. Somos uma polícia que apenas no ano passado, realizou mais de 790 prisões e ações. Nós também representamos acolhimento, bom atendimento nas delegacias e é isso que vamos passar para os novos policiais civis que chegam ao nosso estado. Nós temos um crescimento sólido, com equipamentos e materiais de inteligência, em recursos humanos, priorizando sempre o ser humano”, comentou.

Alessandra Kelly dos Santos, aprovada para a função de delegada, comemorou a aprovação e a nova fase na sua vida profissional. “Ser delegada era meu sonho de infância, me dediquei dois anos aos estudos para estar aqui hoje, estou muito feliz e vou dar o melhor de mim à sociedade paraibana para a qual terei muita honra de trabalhar”, falou.

Estiveram presentes na aula inaugural, o vice-governador Lucas Ribeiro; o desembargador João Benedito, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba; o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino; Cristiane Machado, superintendente da Polícia Federal; Pedro Ivo, superintendente da Polícia Rodoviária Federal; Antônio Hortêncio, procurador-geral do Ministério Público da Paraíba; Madalena Abrantes, defensora pública geral; e demais representantes do sistema judiciário no Estado.

Concurso realizado em 2022 teve 1.400 vagas

Realizado em 2022, o concurso da Polícia Civil ofereceu 1.400 vagas, das quais 120 foram para delegado; 520 vagas para escrivão; 414 vagas para agente de investigação; 50 vagas para perito médico; 73 vagas para técnico em perícia; 70 vagas para necrotomista; 77 vagas para perito criminal; 45 para perito químico; e 31 para papiloscopista.

As aulas terão quatro meses e meio de duração, em dois turnos, e serão realizadas na Academia de Ensino de Polícia Civil – Acadepol, em Jacarapé. No total, serão até 900 horas/aula, abrangendo 28 disciplinas, a exemplo de Investigação Policial, Inteligência Policial, Crimes Cibernéticos, além das voltadas à atividade de Perícia Criminal.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de abril de 2023.