Para o comandante da PM, coronel Sérgio Fonseca, o aniversário representa “um marco histórico para a corporação”
O governador João Azevêdo participou, ontem, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, da solenidade alusiva aos 192 anos da Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez a entrega simbólica de armamentos, munições e equipamentos para a instituição.
Dentre os equipamentos entregues estão fuzis, metralhadoras, submetralhadoras, pistolas, coletes balísticos, bonés anti-impacto, capacetes para o Rotam e BPTran, drones, etilômetros, uniformes, notebooks e computadores. Na solenidade, ainda foram entregues várias medalhas a autoridades civis e militares, a profissionais que atuam em parceria com a corporação e aos integrantes da Polícia Militar e demais Forças de Segurança. O gestor também foi homenageado com uma medalha em agradecimento aos investimentos e capacitação da Polícia Militar.Para o Comandante da PM-PB, coronel Sérgio Fonseca, o aniversário representa “um marco histórico de extrema importância não apenas para os que vestem com orgulho o nosso uniforme, mas para toda a sociedade paraibana”.
“Ao longo de quase dois séculos, a Polícia Militar tem sido uma coluna vertebral na manutenção da ordem pública e na garantia da segurança de nossa sociedade. Nosso papel vai além da Segurança Pública. Somos agentes de transformação social, trabalhando lado a lado com a comunidade para promover a paz e o bem-estar coletivo”, afirmou.
O governador João Azevêdo fez questão de destacar a qualidade do trabalho desenvolvido pela PM-PB na garantia da qualidade de vida da população paraibana.
“Nós estamos celebrando aqui o aniversário de uma das instituições mais respeitadas do nosso estado. A Polícia Militar faz parte do Sistema de Segurança da Paraíba e tem dado resposta efetiva àquilo que a população espera. É um dos braços mais fortes da nossa política de segurança pública e coloca o estado com a condição diferenciada em termos do sistema de segurança no Brasil todo. Nós somos considerados, pelo CLP [Centro de Liderança Pública], a terceira melhor força de segurança do Brasil, ficando atrás somente do Distrito Federal e Santa Catarina”, ressaltou.
O líder do Executivo estadual ainda salientou que o bom trabalho apresentado não se deve apenas aos investimentos realizados pelo governo nos últimos anos, mas, sobretudo, aos homens e mulheres que “verdadeiramente fazem a segurança pública da Paraíba.”
“Eu entendo que a gente tem que investir na estrutura física, seja com a condição dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), ou com o investimento pesado em inteligência e em equipamentos – como nós estamos fazendo –, mas também, e principalmente, naqueles que verdadeiramente fazem a segurança pública da Paraíba”, concluiu Azevêdo.
De acordo com dados da própria PM-PB, em 2023 foram apreendidas 2.354 armas de fogo no estado e realizados 1.224 cumprimentos de mandados de prisão. A Polícia também informou que apreendeu, no último ano, mais de 409 quilos de drogas, atendeu mais de 146 mil chamados de ocorrências e formou, capacitou e atualizou mais de 8.500 agentes.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 07 de março de 2024.