O governador do Estado, João Azevêdo inaugurou durante a manhã de ontem, a primeira Oficina Ortopédica da Paraíba: a Oficina Ortopédica Leila Denize Moura Maia Rabello. No espaço - que funciona anexo à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), no bairro Pedro Gondim, na cidade de João Pessoa - serão produzidas órteses e próteses, atendendo a demanda dos paraibanos que necessitam desse tipo de aparelho para mobilidade e funcionalidade nas tarefas cotidianas e de forma gratuita.
O evento começou às 9h de ontem e marca a ampliação do atendimento na Funad, por meio deste equipamento. Os investimentos para a oficina ortopédica somam recursos superiores a R$ 1,5 milhão para construção do prédio anexo à Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência , além da aquisição de equipamentos.
A Oficina terá capacidade para fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender aproximadamente mil pessoas por mês, quando o espaço estiver em pleno funcionamento.
A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos ortesistas e protesistas, entre outros para realizar a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção das OPMs. Ela contempla, dentre outros, espaços como sala de modelagem e confecção, sala de gesso, sala de tapeçaria/costura, além da sala de impressão 3D, onde será possível fabricar a órtese e prótese adaptada para a necessidade de cada paciente.
Trabalho tem parceria com a Universidade
O trabalho da oficina conta ainda com a parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), no qual os estudantes participarão desse atendimento especializado. Durante o evento, o governador visitou as instalações e afirmou que essa obra tem um alcance social extraordinário, pois é um verdadeiro trabalho de inclusão que irá fazer uma grande diferença na vida das pessoas que precisam do serviço, mas também dos profissionais e alunos/pesquisadores que passarão pela área e poderão ter enorme aprendizado.
“Nesse espaço você terá a associação de preparação de mão de obra, terá a Universidade Estadual trabalhando através do Nutes e teremos as próteses em 3D, uma tecnologia extremamente avançada. É uma expectativa muito grande, mas baseado naquilo de um conhecimento que temos certeza absoluta que a resposta será dada”, declarou.
O gestor ressaltou ainda as contribuições tecnológicas trazidas para a Oficina Ortopédica e apontou que essa obra vai trazer dignidade para as pessoas deficientes que terão melhores condições de vida com esse atendimento. “Não existia uma unidade como essa. Identificamos as dificuldades de quem utiliza uma prótese, como uma criança, que normalmente cresce, a prótese não se adapta mais, é preciso fazer uma adaptação e não existia um espaço, principalmente um espaço público para prestar o serviço gratuitamente. Essa é mais uma ação que oferece um serviço de qualidade associado à saúde e associado a essa instituição que é a Funad, que cuida com carinho das pessoas com deficiência”, destacou.
O empreendimento foi inaugurado em parceria com a Funad que é o centro de reabilitação estadual e segundo a presidente da entidade, Simone Jordão, a construção da oficina teve o respaldo técnico da Fundação, mas também da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
“A Paraíba está ganhando um presente. Nós temos um desafio em relação às pessoas com deficiência nessa política de órtese e prótese. Muitas vezes, uma pessoa perde uma perna, tem problema no braço e tem dificuldade de conseguir uma prótese/órtese. Então, para as pessoas com deficiência já começamos a funcionar de forma gradativa. A oficina já está aberta, mas esse equipamento a médio prazo vai produzir uma tecnologia assistida de grande importância, porque as pessoas precisam ter sua autonomia e qualidade de vida”, pontuou
Ela observa que esta Oficina Ortopédica mudará a vida dos usuários trabalhando a partir do modelo clássico onde será toda a produção e que beneficiará em média 500 paraibanos por mês, mas também atuando com a tecnologia 3D. Simone Jordão ressaltou ainda que esse equipamento irá colaborar ainda para a formação de mão de obra e que a próxima entrega é a da Oficina Ortopédica de Sousa no Sertão do estado.
Secretário destaca apoio e avanços tecnológicos
“Muitas vezes uma prótese/órtese ressignifica a vida de uma pessoa com deficiência: pessoas com cadeira de rodas que precisam de adaptação, crianças com microcefalia que já são beneficiadas pela Funad, entre outros. Com essa estrutura, vamos estudar mais, pesquisar mais e aprimorar a produção. Além disso, através da parceria com a UEPB, formamos grupos de pessoas para que elas sejam ortesistas, protesistas e a Paraíba vai sair na frente em relação a essa política. O Estado será um modelo da política de órtese e prótese”.
O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, comemorou a entrega do serviço e ressaltou a parceria do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da UEPB, como forma do Estado aprimorar esse serviço. Ele apontou que essa é uma política pública inteiramente gerenciada pelo Governo do Estado, um modelo inovador no país que irá beneficiar diretamente as pessoas com deficiência na Paraíba.
Projeto de lei
O deputado estadual Felipe Leitão é o autor da propositura que dá à oficina o nome “Leila Denize Moura Maia Rabello”. Ele explica que através de um projeto de lei da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) foi possível realizar uma homenagem a uma das fundadoras da Funad que também foi coordenadora, vice-presidente e presidente da instituição.
Na inauguração, também estiveram presentes, o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa(CMJP) e atual prefeito em exercício da capital, o vereador Dinho, a superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, a secretária executiva da SES/PB, Renata Nóbrega, além de alguns vereadores de João Pessoa, secretários e outras autoridades.
*Matéria publicada na edição impressa de 12 de abril de 2023.