Notícias

campina grande

João inaugura espaço de terapia

publicado: 27/01/2026 08h55, última modificação: 27/01/2026 08h55
Piscina térmica reforça a estrutura da Apae para a realização de atividades de fisioterapia e reabilitação
2026.01.26 Governador João Azevêdo entrega piscina terapêutica à APAE - Gael Nascimento é um dos beneficiários do equipamento © Julio Cezar Peres  (2).JPG

Mais de 500 crianças e adolescentes são atendidos pela associação, que funciona todos os dias da semana, em dois turnos | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

O governador João Azevêdo inaugurou, ontem (26), o novo espaço de terapia aquática da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campina Grande. A obra, que recebeu cerca de R$ 1,2 milhão em recursos, inclui piscina aquecida, vestiários e sala de apoio para pais e acompanhantes. O investimento faz parte das ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de inclusão e apoio às pessoas com deficiência.

A diretora da Apae, Rosilene Silva, destacou a importância da nova estrutura para o tratamento dos alunos, uma vez que o espaço viabilizará a oferta de serviços de fisioterapia aquática e reabilitação, realizados por meio de sessões individuais acompanhadas por profissionais especializados.

“A piscina térmica será fundamental para a instituição, pois atendemos pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Atualmente, temos mais de 540 atendidos, e muitos casos não respondem mais apenas à fisioterapia. A terapia aquática tornará as atividades mais eficazes e trará grandes benefícios. Somos gratos por contar com um governo que tem um olhar diferenciado para a Apae de Campina Grande”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador João Azevêdo destacou que os investimentos são resultado do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Apae, que atende não apenas Campina Grande, mas toda a região polarizada pelo município. O gestor também frisou o empenho da primeira-dama, Ana Maria Lins, na destinação de recursos e na implantação de uma estrutura moderna para a associação.

“O trabalho realizado aqui é extraordinário. São centenas de crianças e adolescentes atendidos com muito carinho; desde a primeira vez que visitei o local, fiquei impressionado com a forma como a instituição atua. Muitas das demandas que trouxemos foram apresentadas à minha esposa, que sempre acompanhou e cobrou melhorias. Já instalamos energia solar para reduzir custos nas contas de luz, construímos o ginásio poliesportivo e, agora, entregamos a piscina terapêutica, que contribuirá ainda mais para o desenvolvimento das crianças. Sempre que venho à Apae, saio renovado com o esforço e a dedicação de todos. Hoje não é uma simples agenda de trabalho, mas uma visita que me enche de alegria, pois investir onde há real retorno social é o que nos move a governar”, declarou o chefe do Executivo estadual.

Na ocasião, o governador anunciou a construção de quatro novas salas para ampliação dos serviços da Apae, com investimento de R$ 800 mil.

“Isso não é favor, é obrigação do Estado apoiar, por meio de convênios e recursos, ações voltadas às pessoas com autismo e síndrome de Down. Hoje foi um dia de renovação de energias, ao ver de perto o trabalho dos voluntários e o amor dedicado pelos jovens e suas famílias”, completou.

O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou que a entrega da piscina terapêutica representa mais uma ação concreta do Governo da Paraíba e reforça o compromisso com uma gestão pública responsável e com políticas sociais permanentes.

“O fortalecimento da Apae de Campina Grande faz parte de um planejamento contínuo, com investimentos sucessivos em estrutura, como a implantação da energia solar, a entrega do ginásio e, agora, essa piscina terapêutica, que amplia e qualifica os atendimentos. Estamos reafirmando nosso compromisso com uma instituição de alcance regional”, afirmou.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, a piscina terapêutica vai se somar às demais terapias ofertadas pela instituição, fortalecendo o cuidado integral com crianças e jovens atendidos.

“Essa piscina aquecida e adaptada vai favorecer a mobilidade, a interação, a convivência, o lazer e, acima de tudo, auxiliar de forma significativa nos tratamentos e na melhoria da qualidade de vida dos usuários”, destacou.

Para Maria Aparecida Muniz, mãe de Gael Nascimento, de três anos, que iniciou ontem mesmo as sessões de terapia aquática, a nova piscina representa uma esperança no desenvolvimento do filho.

“Frequento a Apae desde que ele tinha poucos meses de vida. Fazemos acompanhamento com o fonoaudiólogo e com a terapeuta ocupacional, e ele já teve muitos avanços na fala e na parte cognitiva, mas ainda enfrenta dificuldades na parte motora. Acredito que as sessões de fisioterapia na piscina vão contribuir muito para melhorar a coordenação dele”, comemorou ela, que mora em Itatuba e vai duas vezes por semana à Apae com o filho.

Mãe de Natália Soares, atendida pela Apae há 10 anos, Eliane Bezerra destacou a importância dos investimentos realizados pelo Governo da Paraíba. “Quando chegamos aqui, não havia ginásio nem piscina. Hoje temos uma estrutura completa, com atendimento humanizado. Essa piscina vai fazer uma grande diferença na qualidade de vida da minha filha”, celebrou.

O novo espaço funcionará todos os dias da semana, em dois turnos, para atender o maior número possível de crianças. “Pedimos apenas que as mães apresentem o encaminhamento médico, o que garante mais segurança no serviço que prestamos às crianças. As sessões acontecerão diariamente, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30”, explicou Rosilene Silva.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de janeiro de 2026.