O governador João Azêvedo entregou, ontem (19), a Via do Atlântico, obra de ligação viária entre o bairro do Altiplano e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado no Castelo Branco. A cerimônia de inauguração contou com a presença de parlamentares e autoridades, além de moradores da região.
Com 2,4 km de extensão e orçado em R$ 22,6 milhões, o corredor viário tem como finalidade desafogar o tráfego entre os bairros da região. Para o chefe do Executivo estadual, o projeto “resolve um problema seríssimo”. O gestor acrescentou que a Via do Atlântico engrossa a lista de ações do Governo do Estado na capital. Segundo ele, desde 2019, foram mais de R$ 5 bilhões investidos em diversas áreas.
“Essa é uma intervenção que fica perto das Três Ruas, também executada pelo Governo do Estado, facilitando o fluxo no trânsito. Nós também estamos concluindo o viaduto de Água Fria, a obra do Viaduto da BR-101, na saída do Distrito Industrial, vai resolver o engarrafamento na região, e na Grande João Pessoa ainda temos o Arco Metropolitano e a Ponte do Futuro, que vai criar uma nova área de desenvolvimento na Paraíba, ou seja, todo esse conjunto de obras vai modificar a logística de transporte”, detalhou.
Para o vice-governador Lucas Ribeiro, a obra visa diminuir distâncias e tempos de deslocamento diários, permitindo que as pessoas tenham mais tempo em casa com suas famílias. “Não é apenas asfalto, representa qualidade de vida para as pessoas, porque diminui distâncias, trajetos do dia a dia. Você faz com que as pessoas tenham mais tempo em casa, com a família”, definiu.
Lucas Ribeiro também afirmou que o projeto reflete a necessidade de planejamento do futuro da cidade. “Planejar o futuro é realizar ações como essa, que desafoguem o trânsito, que melhorem o dia a dia e que façam a cidade fluir e não simplesmente travar, congestionar. São ações como essas que fazem a diferença”, frisou.
Para a realização da obra, também foram necessárias outras intervenções em algumas ruas de seu entorno, como a pavimentação e urbanização da Rua Antônio Francisco do Amaral, localizada no Altiplano, que foi duplicada e recebeu serviços completos de terraplenagem, asfalto, calçadas e canteiro central com rede elétrica.
O secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, enfatizou a realização de outras intervenções necessárias no entorno da via. “O Governo do Estado tem uma preocupação muito grande com a mobilidade da capital e tem contribuído de forma decisiva para isso”, pontuou.
O deputado Chico Mendes (PSB) destacou os investimentos em mobilidade realizados pelo governo, “interligando cidades a distritos, em todas as 16 regiões da Paraíba”. “O governo tem feito uma diferença enorme e essa é só mais uma das obras importantes que o estado entrega para a capital”, elogiou.
Francisco de Assis, morador do Castelo Branco, destacou o impacto positivo da intervenção em sua comunidade e na cidade como um todo, ressaltando que a via valorizará a região. “Moro no Castelo Branco há 57 anos e nesse bairro tem alguns corretores amigos meus que chegaram para mim dizendo: ‘Kiko [como é mais conhecido], o nosso bairro, as nossas casas vão aumentar de valor depois dessa obra’”, afirmou.
Roberto Cruz, morador do Altiplano, também ficou animado com a inauguração da via. “Faz três anos que eu resido aqui e realmente o acesso para a universidade é muito complicado. Então, com essa via aqui, eu creio que deve ficar melhor”, destacou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de novembro de 2025.
