Paraíba Beach Games

João lança evento para o verão em JP

publicado: 09/09/2024 08h21, última modificação: 09/09/2024 08h21
Objetivo é transformar João Pessoa na capital mundial dos esportes de praia, com 45 dias de competições
1 | 2
Segundo João Azevêdo, serão investidos cerca de R$ 5 milhões no evento, que contará ainda com shows e exposição de artesanato | Fotos: Carlos Rodrigo
2 | 2
2024.09.jpg
2024.091.jpg

por Filipe Cabral*

Transformar João Pessoa na capital mundial dos esportes de praia. Esse é o objetivo do Paraíba Beach Games, evento esportivo lançado ontem pelo governador João Azevêdo, em solenidade no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Serão 45 dias de programação, entre os meses de outubro e novembro, que envolvem competições estaduais, nacionais e internacionais de modalidades como vôlei de praia, futebol de areia, handebol de praia, águas abertas, triatlo e beach tennis.

De acordo com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) — realizadora do evento em parceria com a Associação das Federações do Estado da Paraíba (Afep) —, além das competições que ocorrerão na arena com capacidade para quatro mil pessoas que será montada na Praia de Tambaú, na altura do Busto de Tamandaré, o Paraíba Beach Tênis também oferecerá aulas práticas das modalidades para mais de quatro mil estudantes de escolas públicas, contribuindo para a educação e formação de novos atletas no estado.

Segundo João Azevêdo, serão investidos cerca de R$ 5 milhões no evento, que contará ainda com shows, exposição de artesanato e comidas típicas. A expectativa é de que, além dos 2,5 mil atletas do Brasil e do mundo que já confirmaram presença nos jogos, mais de 400 mil pessoas participem das atividades programadas e que cerca de 800 novos postos de trabalho sejam gerados na capital e Região Metropolitana durante o período. “Eu tenho plena convicção de que esse projeto já nasceu vencedor”, garantiu o governador.

“Nós estamos falando de muito mais do que esporte. Nós estamos falando aqui de economia, de riqueza. Porque, a partir do momento que você gera riqueza, a população do estado se beneficia. Vocês imaginam o que acontecerá com o segmento da hotelaria, de alimentação, de restaurantes, supermercados, mobilidade urbana e até com o mercado imobiliário desse estado? Nós estaremos colocando João Pessoa em um circuito muito importante para o mundo inteiro”, ressaltou.

Durante a apresentação do projeto, o secretário estadual de Juventude, Esportes e Lazer, Lindolfo Pires, fez questão de ressaltar o legado social — sobretudo para a juventude — do evento, que, segundo garantiu, será incorporado ao calendário esportivo anual do estado.

“Além de estar ao lado dos seus grandes ídolos, os jovens estudantes também vão ter a oportunidade de ter uma oficina técnica com eles. Para aquele que gostar do vôlei de praia, vai estar lá um campeão de vôlei de praia. Para aquele que gostar do beach soccer, vai estar o campeão do beach soccer. E o mesmo com os demais esportes. A Secretaria de Educação também é parceira desse evento e vai trazer os alunos para que eles possam praticar a modalidade preferida com os seus ídolos”, explicou.

O atleta olímpico paraibano, George Wanderley, multicampeão do vôlei de praia, , parabenizou a iniciativa do Governo do Estado e comentou sobre a “vocação” da capital para os esportes de praia.

“É muito importante para nós, como atleta, receber um evento como esse, com mais de um mês só de desportos de praia. Eu acho que o paraibano respira a praia. Como foi dito, aqui o sol nasce primeiro. Vai ser muito bom poder representar a nossa Paraíba aqui dentro de casa com toda a nossa torcida e nosso calor paraibano”, declarou.

Competições

A maratona esportiva do Paraíba Beach Games será iniciada no dia 10 de outubro, com a etapa paraibana do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, e vai até o dia 28 de novembro, com as disputas de natação em águas abertas, triatlo e vôlei de praia dos Jogos da Juventude. Ao todo, serão nove competições envolvendo atletas que vão desde adolescentes e jovens até idosos.

Em outubro, além do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, estão previstos jogos do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (Elite 16), entre os dias 16 e 20, e da Copa Nordeste de Beach Soccer, de 21 a 25. Também serão realizados no mês o Desafio Internacional de Beach Soccer, o Campeonato Paraibano de Frescobol e o Campeonato Paraibano de Câmbio, todos nos dias 26 e 27.

Entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, será a vez do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia. Na sequência, virá o Paraíba Open de Beach Tennis, de 5 a 10 de novembro, e, de 16 a 28, as competições de natação em águas abertas, triatlo e vôlei de praia dos Jogos da Juventude.

Ex-atleta e recordista mundial da natação, o secretário municipal de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa, Kaio Márcio de Almeida, destacou a importância do evento para os amantes do esporte.

“Eu fiquei muito feliz em poder ver uma programação de 45 dias de excelentes eventos. Para quem é fã de modalidades olímpicas, não perca a oportunidade de estar presente na torcida. Eu, no início da minha carreira, fiz muito isso de aprender com os melhores e tenho certeza que quem é desportista vai conseguir seguir nesse caminho também. Eu tenho certeza que esse é o primeiro de muitos que virão e ainda maiores”, comentou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de setembro de 2024.