O governador João Azevêdo assinou, ontem, um Protocolo de Intenções para a criação do Polo Moveleiro Metropolitano de João Pessoa. A assinatura ocorreu durante a abertura do 6° Congresso Moveleiro do Nordeste (Conemov), que está sendo realizado até hoje, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae-PB, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.
O Protocolo de Intenções disponibiliza uma área de 40 hectares para a instalação do Polo Moveleiro Metropolitano, que prevê investimentos na ordem de R$ 120 milhões, com a geração de mais de cinco mil empregos na fase de construção e de 3,5 mil na fase de operação, totalizando mais de 8,5 mil empregos.
Durante a solenidade, o governador João Azevêdo ressaltou o sentimento de felicidade pelo Estado estar dando o primeiro passo na realização de um sonho do segmento moveleiro. “É uma alegria muito grande toda vez que a gente consegue dar um passo na busca de desenvolvimento para esse estado, nos deixando, enquanto governo, extremamente honrados e felizes. Cabe ao Governo do Estado criar as condições para que o comércio, a indústria possa se instalar e gerar emprego e renda”, disse.
“A partir desse protocolo que nós assinamos hoje, estamos disponibilizando uma área em torno de 40 hectares, praticamente às margens da BR-101, para a implantação desse polo moveleiro, agregando em um único espaço várias indústrias de móveis, com local de exposição e realização de eventos. Aqui na Paraíba, o governo tem dado incentivos para que o setor moveleiro se fortaleça. No Polo Turístico Cabo Branco, por exemplo, com a construção de 9,6 mil leitos, todas as empresas que optarem por comprar os móveis aqui na Paraíba terão isenção no ICMS”, destacou João Azevêdo.
O superintendente do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, evidenciou o fortalecimento que o setor moveleiro paraibano tem conquistado. “Temos um conjunto de empresas locais que hoje se equiparam, em termos de qualidade dos móveis, a diversas empresas nacionais. Nesse setor, a Paraíba cresceu e se desenvolveu bem, contemplando desde aquela pessoa que tem uma marcenaria em casa e que faz móveis planejados até uma indústria mais sofisticada. E a celebração de convênio entre o Governo do Estado e a Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba (Amap) vai fortalecer ainda mais o segmento”, comentou.
Por sua vez, o presidente da Amap, Reginaldo Galvão, comemorou o primeiro passo dado com o Protocolo de Intenções no atendimento a uma reivindicação antiga da categoria. “Quero agradecer ao governador João Azevêdo a formalização desse ato, no qual a gente já vem trabalhando há muitos anos. Hoje, com esse Protocolo de Intenções para a criação do Polo Moveleiro Metropolitano de João Pessoa e com a abertura do 6o Conemov, é um dia de muita satisfação”, comemorou.
A abertura do 6o Conemov e a assinatura do Protocolo de Intenções para a criação do Polo Moveleiro Metropolitano foram prestigiadas pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano; pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari; e pelo secretário- -executivo do Empreender PB, Fabrício Feitosa. Também estiveram presentes José Tarcísio, da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas; e Rodrigo Araújo, superintendente do Banco do Nordeste (BNB).
O 6o Conemov tem como objetivo fortalecer a economia local, atualizar os participantes sobre o mercado moveleiro em níveis nacional e internacional, além de mostrar para os participantes desafios e oportunidades do setor. O tema desta edição é conexão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de agosto de 2024.