Notícias

Muita gente deixou para atualizar a situação eleitoral ontem, no fim do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral

João Pessoa: longas filas no último dia para regularizar o título

publicado: 05/05/2022 06h20, última modificação: 05/05/2022 09h20
2022.05.04_titulos eleitorais © roberto guedes (80).JPG

Foto: Roberto Guedes

por José Alves*

Muita gente deixou para regularizar a situação eleitoral no último dia. A fila das pessoas para serem atendidas no Centro de Atendimento ao Eleitor no bairro de Tambiá, em João Pessoa, permaneceu longa durante praticamente todo o dia. O atendimento presencial se estendeu até as 19h. Mas, segundo informações pela manhã da coordenadora da Central, Alice Coelho, o atendimento só seria encerrado quando todas as pessoas que estavam na fila fossem atendidas. Já a recepção on-line ficou sendo feita até as 23h59. A estimativa do tribunal era que cerca de 500 mil pessoas regularizassem ontem a situação em todo o Estado.

Inúmeras pessoas na fila estavam em busca do primeiro título, da transferência do município de domicílio eleitoral, da mudança do local de votação ou de fazer retificação dos dados pessoais. Uma equipe extra com 50 guichês foi montada para atender o público. Ela informou que todos os locais no Estado disponibilizados para realizar os serviços do TRE no dia de ontem foram bastante procurados. Ainda segundo Alice Coelho, desde o início desta semana a procura pela regularização do título tem sido intensa. “Acredito que isso se deu em razão do estímulo por parte dos meios de comunicação conclamando todos a votarem nas próximas eleições, principalmente os jovens que estarão votando pela primeira vez”.

Dados computados até as 15h da última terça-feira (3), pelo Tribunal Superior Eleitoral, mostram que 7 milhões de pessoas buscaram atendimento nos últimos 30 dias, em todo o país. O número bate todos os recordes e faz do atual o maior fechamento de cadastro da história, segundo a Justiça Eleitoral.

Alice informou também que quem não regularizou o título, ficará de fora da festa da democracia. “Além disso, poderá sofrer algumas consequências, como, por exemplo, poderá ter o CPF cancelado, não poderá abrir conta bancária ou tirar empréstimo, não poderá receber benefício social, não vai poder tirar passaporte e mesmo que passe em um concurso público não poderá tomar posse e não vai poder fazer inscrição em faculdade.

Algumas das pessoas que estavam na fila para regularizar o título afirmaram que deixou para fazer a regulação no último dia porque não conseguiram acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral. Essa foi a justificativa dada por Edileuza Santos, que reside no bairro Jardim Veneza.

A eleitora Maria Aparecida alegou a mesma coisa. “Fiz o cadastro no site do TRE, mas não consegui ter acesso para regularizar meu título. O que eu queria mesmo era conseguir mudar o local de votação, mas pelo site foi impossível. Então tive que enfrentar essa fila”, lamentou. 

Eleições 2022

O primeiro turno da votação está agendado para acontecer no dia dois de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso seja necessário, está previsto para acontecer em 30 de outubro, último domingo do mês. 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 5 de maio de 2022