Notícias

debate institucional

João Pessoa sediará Congresso Nacional do Ministério Público

publicado: 16/01/2026 09h16, última modificação: 16/01/2026 09h16

A cidade de João Pessoa sediará, de 16 a 19 de novembro de 2027, a 27ª edição do Congresso Nacional do Ministério Público. A expectativa do evento é reunir cerca de três mil pessoas — entre congressistas, palestrantes e acompanhantes — para discussões jurídicas, sociais, institucionais e associativas.

Promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), órgão de representação dos procuradores e promotores de Justiça do Brasil, e pela Associação Paraibana do Ministério Público (APMP-PB), o encontro busca promover o aperfeiçoamento do Parquet brasileiro e o fortalecimento de sua relação com os demais Poderes da República e com a sociedade.

“Para que um evento dessa magnitude se realize, nós precisamos que toda a comunidade local esteja envolvida. O evento reúne mais de três mil membros do Ministério Público de todo o país e traz para a cidade muitos benefícios, já que os recursos vão ser injetados na economia durante uma semana de evento, além da propaganda que se faz da cidade”, afirmou o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans.

A presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, Adriana França, afirmou que trazer esse evento para a Paraíba é extremamente importante para os promotores e procuradores de Justiça de todo o Brasil, uma vez que a programação fortalece o debate institucional e a troca de experiências. “O congresso contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico da Paraíba e para a projeção institucional de João Pessoa no cenário nacional”, ressaltou.

Agenda internacional

Antes do 27º Congresso Nacional, membros da instituição participarão do 4º Congresso Internacional do Ministério Público, que acontecerá em Brasília, de 28 a 30 de abril deste ano. O evento mobilizará profissionais do Brasil e da América Latina para um debate estratégico sobre desafios contemporâneos que ultrapassam fronteiras.

Com o tema “O Desafio do Enfrentamento Transnacional de Crimes Ambientais e da Criminalidade Organizada”, o 4o Congresso Internacional abordará reflexões aprofundadas sobre respostas integradas, inovação nas estratégias de atuação e o fortalecimento da articulação entre diferentes sistemas jurídicos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de janeiro de 2026.