Notícias

santa rita

Jodson promete reajuste a docentes

publicado: 28/08/2024 09h22, última modificação: 28/08/2024 09h22
Candidato a prefeito do PSol diz, à Rádio Tabajara, que concessão do aumento será o primeiro ato se for eleito
2024.08.27_jodson junior_filipe cabral (3).jpg

Jodson afirma que promoverá cursos de capacitação para os professores da rede municipal e estimulará a inclusão digital | Foto: Filipe Cabral

por Filipe Cabral*

O candidato a prefeito de Santa Rita, Jodson Júnior (PSOL) disse, ontem, em entrevista à Rádio Tabajara, que, caso seja eleito, seu primeiro ato como prefeito será reajustar o valor da remuneração dos profissionais da Educação do município.

O médico e especialista em Gestão Pública foi o quinto entrevistado da sabatina organizada pela emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) com os candidatos a prefeito de Santa Rita. A entrevista foi realizada ao vivo, no estúdio da rádio, durante o Jornal Estadual, com mediação de Milena Sousa e Oscar Xavier, às 7h da manhã, e está disponível também no canal da emissora no YouTube.

Certeza
Jodson Júnior assegura que uma das prioridades de seu governo será a implementação de regime integral nas escolas municipais

“No dia 2 de janeiro de 2025, o nosso primeiro ato será, sem dúvidas, convocar o pessoal de apoio da Educação e os professores para ajustar o piso, que está completamente defasado”, garantiu.

Além da recomposição salarial, Jodson disse que promoverá cursos de capacitação para os professores da rede municipal e estimulará a inclusão digital dos alunos por meio do uso de tablets em sala de aula.

“A gente sabe que nos países desenvolvidos isso tem funcionado muito bem. A gente leva tablets para as crianças poderem ter uma melhor interatividade. Até em casa ela consegue desenvolver um trabalho melhor voltado para aquilo que ela aprende em sala de aula. A inserção de tablets nas escolas já se tornou primordial. Já não é mais aceito uma criança estar em sala de aula que não seja informatizada”, argumentou o candidato.

Ainda sobre o tema da Educação, Jodson Júnior disse que uma das prioridades de seu governo será a implementação de regime integral nas escolas municipais.

“Imagina só ter um filho na escola pública municipal onde ele vai entrar às oito horas da manhã, almoçar lá e sair às cinco da tarde. Ele vai ter mais conhecimento, ele vai respirar a escola. Isso faz com que a criança fique longe de coisas erradas, porque, às vezes, a criança vai pela manhã na escola e à tarde fica livre, os pais no trabalho. Isso [a escola em regime integral] até facilita para os próprios pais”, expôs.

Ao longo do programa, Jodson também respondeu a perguntas sobre temas sorteados pela dupla de apresentadores e enviados por ouvintes, como mobilidade urbana e infraestrutura.

Em relação ao primeiro tema, o candidato do PSolaposta na qualificação dos agentes de trânsito e na criação de ciclovias como forma de melhorar o deslocamento da população de Santa Rita.

“Quando você tem um agente qualificado, ele vai fazer com que o trânsito flua melhor apresentando ideias e propostas. Mas no nosso plano de governo também consta a criação de uma ciclovia para fazer uma ligação entre a zona norte e a zona sul da cidade, passando pelo Centro da cidade. Isso vai acontecer e, quero deixar claro, é um compromisso que nós firmamos com os ciclistas de Santa Rita”, prometeu.

Ainda sobre a questão da mobilidade, Jodson Júnior defendeu um processo de reorganização do trânsito na cidade que, segundo ele, passaria por conversas com profissionais do transporte alternativo, revisão de semáforos e criação de vagas especiais.

“É importante criar vagas especiais para, por exemplo, as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), as pessoas com deficiência e as gestantes. Essas pessoas precisam ter vagas especiais em Santa Rita. A gente está em pleno século 21 e isso ainda não existe na nossa cidade”, afirmou.

Em resposta a um ouvinte da rádio, que perguntou sobre o que o candidato pretende fazer em relação à Praça Getúlio Vargas, no centro de Santa Rita, Jodson assegurou que a reforma do equipamento público está entre seus planos de infraestrutura.

“A Praça Getúlio Vargas é a principal do nosso município e nós iremos, sim, refazer aquela praça. Mas nós estaremos mudando aquela praça não porque nós queremos mudar, mas porque ela precisa. Aquele parquinho, por exemplo, é perigoso, nós já presenciamos acidentes ali”, relatou.

Entrevistas

O ciclo de entrevistas da Rádio Tabajara com os candidatos a prefeito de Santa Rita será encerrado hoje com a participação de Jackson Alvino (Progressistas).

Em setembro, as rodadas de entrevistas voltam com candidatos a prefeito de Patos, Sousa e Cajazeiras. As sabatinas serão veiculadas a partir do dia 17, às 11h15, dentro do programa Fala Paraíba.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de agosto de 2024.