HONRARIA

Jornalista Naná Garcez recebe título de Cidadã Paraibana

publicado: 05/06/2024 08h55, última modificação: 05/06/2024 08h55
1 | 3
Atual diretora-presidente da EPC se dedica ao jornalismo paraibano há mais de quatro décadas | Fotos: Carlos Rodrigo
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-06-05 at 08.53.45.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-05 at 08.54.52.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-05 at 08.55.26.jpeg

por Tiago Bernardino*

A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, recebeu, ontem, o título de Cidadã Paraibana, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A honraria é de autoria do deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) e foi aprovada por unanimidade pelos deputados em março deste ano.

Ao receber o título, Naná relembrou a sua trajetória na Paraíba, desde a vinda de Aracaju, aos 17 anos, para cursar Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), até o início de sua carreira como jornalista no Jornal A União, ainda como estudante, e em seguida em diversos veículos de imprensa e também na assessoria a órgãos do Poder Público.

“No jornalismo encontrei o amor, em Aguinaldo. Sim, foi por causa dele que desisti de voltar para Aracaju quando me formei e retornei de Brasília, onde passei um tempo trabalhando como jornalista, formando uma família, Victor, economista, e Vanina, médica, que muito nos orgulham. Ele partiu, e faz uma falta imensa. Gostaria de estar aqui vivendo este momento”, contou, emocionada, Naná Garcez.

O deputado Hervázio Bezerra relembrou que a ideia de propor o título à jornalista surgiu de um diálogo com o ex-deputado estadual e atual presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz.

“Naná, esse título você pode guardar com todo carinho, que recebeu das mãos de dois deputados, eu e Nominando, como reconhecimento de sua trajetória, de sua história, de sua vida, de mulher firme, nordestina, brava, guerreira e, agora, paraibana de fato e de direito”, disse.

Nominando Diniz destacou que foi uma surpresa para todos que conhecem a trajetória de vida da jornalista saber que ela não era paraibana. “A Assembleia corrige, em tempo, essa justa homenagem que ela recebe, e em nome de todos os paraibanos fazendo Naná paraibana como todos nós”, afirmou.

A homenageada

Natural de Aracaju, Sergipe, Naná Garcez se mudou para João Pessoa para cursar Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na UFPB. Ainda como estudante de Jornalismo, Naná começou sua carreira como repórter de A União em 1980, onde permaneceu até concluir o curso.

Depois, passou um tempo em Brasília, no Escritório de Representação do Estado da Paraíba, como correspondente do jornal aos órgãos federais e de eventos políticos. Retornando à Paraíba, aliou trabalhos no setores público e privado, com passagens por veículos como Correio da Paraíba, O Momento Editorial, TV Cabo Branco e TV Tambaú. A jornalista também atuou como redatora da Secretaria de Comunicação Social, assessora de imprensa das secretarias das Finanças, do Planejamento, do TCE-PB e como gerente de Comunicação e Marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Paraíba.

Em parceria com o filho, Victor Castro, a jornalista fundou em 2009 a SuperMídia Comunicação, desenvolvendo revistas e jornais, a exemplo da revista Edificar, que abordava temas ligados a arquitetura, construção e negócios. Além disso, editou a Revista do Fisco, da Associação dos Auditores Fiscais da Paraíba (Afrafep).

Em 2019, foi nomeada diretora-presidente da EPC pelo governador João Azevêdo. No atual desafio, além de fortalecer os tradicionais Jornal A União e Rádio Tabajara, Naná tem atuado diretamente na ampliação das atividades da Editora A União. Em 2023, a gestora também inaugurou a Livraria A União (física e virtual), o Museu do Rádio Paraibano e a Parahyba FM 103.9, além de promover o primeiro concurso público da empresa.

Naná agradeceu a presença de todos que fazem parte de sua trajetória e que estavam presentes na sessão para a concessão do título. “Muita emoção e muito agradecimento a todas as pessoas que, ao longo da vida, me deram oportunidades e carinho e me fizeram chegar até aqui. Eu estou há 45 anos na Paraíba e a minha vida foi feita aqui”, finalizou Naná Garcez.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de junho de 2024.