Eleições 2024

Justiça Eleitoral amplia expediente

publicado: 16/04/2024 09h12, última modificação: 16/04/2024 09h12
Central de Atendimento ao Eleitor, em João Pessoa, funcionará das 8h às 19h até a próxima sexta-feira
Biometria eleitor_Tomaz Silva_ABr.jpg

Objetivo da ação é evitar filas e melhorar fluxo de atendimento nos dias que antecedem fechamento do cadastro de eleitores | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

por Filipe Cabral*

A menos de um mês do prazo final para o fechamento do cadastro de eleitores, que ocorre em 8 de maio, a Justiça Eleitoral da Paraíba decidiu ampliar o horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel) em João Pessoa.

Desde ontem, a Cenatel — localizada na Avenida Odon Bezerra, no 309, por trás do Shopping Tambiá — está funcionando das 8h às 19h. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o novo horário será mantido, pelo menos, até a próxima sexta-feira (19).

Entre os serviços ofertados no local estão o alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, regularização e transferência de domicílio.

Documentação

Para quem deseja tirar o título de eleitor, basta apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e certificado de quitação do serviço militar (para homens de 18 a 45 anos).

O mesmo vale para o cadastramento biométrico e transferência de título, sendo que, no último caso, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo local.

Cidadãos poderão fazer alistamento, cadastro da biometria e regularização ou transferência de domicílio eleitoral

“Título na mão”

Para reforçar o alerta sobre o prazo para alistamento e regularização eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última semana, a campanha “Título na mão é sossego na eleição”.

A ação será veiculada até 7 de maio em emissoras de rádio e TV de todo o país e busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade nas Eleições Municipais 2024.

Segundo o TSE, o objetivo é mobilizar o eleitorado para que compareça com antecedência aos cartórios eleitorais do país, evitando a formação de filas e maior fluxo de atendimento nos dias que antecedem o fechamento do cadastro.

As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de abril de 2024.