Na Câmara de João Pessoa

Lançado Observatório Antirracista

publicado: 15/05/2023 10h39, última modificação: 15/05/2023 10h39
Sessão reuniu membros de movimentos sociais e de entidades como Ministério Público e Ordem dos Advogados
12.05.2023_Sessão Especil Combate ao Racismo .Ft. Olenildo 77 (12).jpg

Observatório Antirracista tem como prioridade lutar contra ataques velados contra os negros - Fotos: Ascom/CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa lançou, ontem, o Observatório Paraibano Antirracista. A sessão reuniu representantes de movimentos sociais, Negros e Antirracistas da Paraíba, além de entidades como Ministério Público e Ordem dos Advogados. A propositura foi do petista Marcos Henriques.

“A população negra, maior parte do povo brasileiro, sofre com ataques racistas velados naturalizados, muitas vezes explícitos, e esse racismo que contaminou e se entranhou nas vísceras do estado ao ponto de se transformar em institucional precisa ser combatido e denunciado. Desmistificar o conto do fim da escravidão é um dos objetivos do movimento para afirmar que a população negra é detentora de direitos historicamente negados”, declarou Marcos Henriques.

Em seguida, a assistente social Aline Martinelli, integrante do Observatório lançado durante a sessão, ressaltou a importância de repensar e ressignificar a data, destacando que a conquista é deles. Zumbi dos Palmares e Dandara foram alguns nomes citados por ela como agentes incansáveis na construção de um mundo diferente.
“Nossa luta não começou ontem e nem começa hoje. Conscientes dos velhos problemas, apresentamos novas respostas. Queremos e vamos estar sempre em evolução”, comentou Aline Martinelli.

Para o coordenador-geral Centro de Referência João Balula, Nivaldo Pires, a ideia de fortalecimento do povo negro não passa só pela questão de ocupar espaços, é preciso instituições fortes voltadas à igualdade racial.

Quem também esteve presente na sessão foi o ex-deputado estadual, presidente do PV paraibano, Sargento Dênis. Ele que também faz parte do grupo Antirracista e Antifascista da polícia e é presidente da Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares. Emocionado, ele se desculpou em nome da categoria.
“Quando a gente assiste a essas cenas de policiais maltratando nosso povo, dói muito mais em mim. Estou vendo a ignorância de um negro destruindo outro negro, a mando, muitas vezes, de um político branco, que não quer nem saber das questões sociais”, disse o ex-parlamentar.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de maio de 2023.