Lei reconhece A União como Patrimônio Cultural da Paraíba

publicado: 14/07/2017 19h52, última modificação: 14/07/2017 19h52
matéria_1_divulgação_ALPB.jpg

O deputado João Bosco Carneiro Júnior (PSL) é autor do Projeto de Lei (PL) que reconhece jornal como Patrimônio Cultural do Estado - Foto: Divulgação/ALPB

tags: a união , jornal a união

Jadson Falcão
- Especial para A União

O governador Ricardo Coutinho (PSB) sancionou ontem Projeto de Lei (1491/2017) de autoria do deputado estadual Bosco Carneiro (PSL) que reconhece o jornal A União como Patrimônio Cultural da Paraíba. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quinta (13) e celebrada por funcionários e diretores do periódico, que comemoraram o reconhecimento dado ao centenário jornal que, de acordo com o texto do projeto, se configura como "guardião da história da Paraíba".

"A sanção dessa lei é muito importante e quero agradecer ao deputado João Bosco Carneiro, pela iniciativa, e à Assembleia, que aprovou [o projeto] por unanimidade. Agradeço também ao governador pela sanção da lei, e estou muito feliz por estar à frente do órgão neste momento em que é reconhecido como algo que não vai mais se acabar. Esse reconhecimento chega num momento em que toda a população precisa conhecer a importância do nosso acervo, da nossa história e do nosso bom jornalismo, e sei que a frase célebre de José Américo de Almeida, que diz que A União é a maior escola de Jornalismo de todos os tempos, continua sendo verdade", ressaltou a Superintendente de A União, Albiege Fernandes.

Para o estudante de Jornalismo e estagiário de A União Lucas Campos, a máxima do poeta areiense define com precisão o "papel fundamental de segunda universidade exercido pelo jornal para os que por ele passam".

A importância de A União

Capa da primeira edição do jornal A União, publicada em 2 de fevereiro de 1893O jornal A União foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1893, pelo então presidente da Província, Álvaro Machado, e é o único periódico oficial ainda existente no Brasil. O Projeto de Lei 1491/2017 ressalta que “A União, que circula há 124 anos”, contribuiu ativamente para a formação da Paraíba como ente federativo, tendo testemunhado os acontecimentos mais importantes do Estado, valorizando, dessa forma, “nosso povo e nossa terra”.

“A União tem se comprometido com a história e com a própria formação do Estado da Paraíba, contribuindo, definitivamente, para a presente e as futuras gerações. É a síntese das mais criativas personalidades de nossa terra, que têm proporcionado um jornal único e de qualidade”.

"Trabalhar em A União tem sido muito engrandecedor, tanto profissionalmente, como enquanto indivíduo, e lá eu posso contar com profissionais de extrema competência, que se esforçam todos dias para manter a qualidade que fez esse jornal se tornar parte da história. Eu acho difícil encontrar, em outro lugar, pessoas que sejam tão esforçadas em criar novos jornalistas com os valores de imparcialidade e de boa apuração dos fatos", pontuou.