Notícias

justiça eleitoral

Licitação para reforma de casarão é agendada para sexta-feira

publicado: 11/11/2025 08h43, última modificação: 11/11/2025 08h43
2025.08.06 Termo cessão museu da justiça eleitoral © Leonardo Ariel (25) sem ceu copiar.jpg

Homologação da empresa vencedora ocorrerá em dezembro | Foto: Leonardo Ariel

A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan) realiza, na próxima sexta-feira (14), às 10h, a abertura das propostas do Edital de Concorrência Eletrônica nº 066/2025 para a reforma do Casarão dos Azulejos, local que abrigará o Museu da Justiça Eleitoral — Memorial da Democracia, em João Pessoa.

O edital de concorrência eletrônica foi publicado no dia 27 de outubro, no site do Governo da Paraíba. Todo o processo licitatório pode ser acompanhado no Portal Nacional de Contratações Públicas, incluindo o andamento, prazos e eventuais recursos.

De acordo com o superintendente em exercício da Suplan, o diretor técnico Luiz Rabelo, a expectativa é que, em até 30 dias, a empresa vencedora seja homologada. “É com satisfação que recebemos a responsabilidade de conduzir o processo licitatório da obra do Museu da Justiça Eleitoral, que será implantado no histórico Casarão dos Azulejos. Depois da homologação da empresa vencedora, daremos início a obra”, declarou.

Segundo o presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, a intervenção não terá grande impacto estrutural, mas focará na adaptação e atualização de toda a acessibilidade e estrutura de esquadrias. “Não se trata apenas de restauração e pintura, a principal intervenção será a adequação às normas de acessibilidade. O casarão, por exemplo, possui uma escadaria antiga e histórica, o que exige cuidados específicos. Dessa forma, a instalação de um elevador na parte de trás do edifício é fundamental para garantir acessibilidade a todos os visitantes”, informou.

O projeto também prevê a criação de um café integrado ao museu. Oswaldo Trigueiro do Valle Filho destacou que a implementação do Museu da Justiça Eleitoral ocorre em um momento oportuno à Paraíba, ao vivenciar um momento de valorização cultural e turística. “Entregaremos a João Pessoa mais um equipamento cultural, que valoriza a memória da instituição, da cidade e do próprio patrimônio arquitetônico”, pontuou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de novembro de 2025.