Notícias

Lígia conhece geradora de energia na China

publicado: 13/01/2017 00h05, última modificação: 12/01/2017 21h31
2 Lígia Feliciano e Song Jing Yan Shanghai Eletrics.jpg

Em visita a uma das maiores fábricas de materiais elétricos do mundo, Lígia ressaltou a importância da geração de energia limpa - Foto: Divulgação/Secom-PB

tags: lígia feliciano , china


A vice-governadora Lígia Feliciano esteve, nessa quinta-feira (12), em uma das maiores fábricas de geração de energia e materiais elétricos do mundo, a Shanghai Eletrics. A visita fez parte da agenda oficial da vice-governadora da Paraíba na China. A fábrica foi apresentada pelo representante da empresa, Song Jing Yan. Lígia destacou a importância da energia eólica como forma de produção sustentável e renovável, além de ter apresentado o projeto da Paraíba de se tornar um polo do Nordeste na produção desse tipo de energia.

Atualmente, a Paraíba tem 13 usinas de energia eólica que produzem o equivalente a 69 mil KW, sendo 12 em Mataraca e uma em Alhandra,o que representa 10,74% da produção total do Estado. Porém, existem mais três projetos de construção de novas usinas e para avaliação dos recursos eólicos. “A Paraíba tem grande interesse na produção de energia eólica e precisamos captar as empresas especializadas no assunto. Essa é uma forma sustentável, de uma fonte totalmente renovável, de se produzir energia limpa”, afirmou.

Além de materiais de energia eólica, a fábrica de Xangai também produz equipamentos para fornecimento de energia nuclear, termoelétrica e solar. A multinacional fornece energia para a toda China. “É um grande empreendimento que é feito a partir de uma parceria entre o governo chinês e capital privado. Fizemos a visita à sede e fomos apresentados à linha de produção, onde conhecemos toda engenharia e processo de fabricação das turbinas de energia nuclear e eólica. E apresentamos o projeto e as potencialidades da Paraíba em energia eólica e solar”, explicou Lígia.