Governantes da paraíba

Livro resgata e perpetua a história

publicado: 20/11/2023 14h36, última modificação: 20/11/2023 14h36
Lançada pela Editora A União, obra tem autoria de Hélio Zenaide e do desembargador Marcos Cavalcanti
GOVERNANTES-DA-PARAIBA-F-ORTILO-ANToNIO.jpg

Naná Garcez apresenta ao governador João Azevêdo o livro Governantes da Paraíba, observada por Marcos Cavalcanti - Foto: Ortilo Antônio

por Ingreson Derze*

Ao som da apresentação do Quinteto de Cordas do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, foi lançado, ontem, mais uma obra de resgate e perpetuidade da história da política, o livro ´Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’ de autoria do jornalista e historiador Hélio Nóbrega Zenaide, em parceria com o escritor e desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

A cerimônia de lançamento do livro ocorreu no Centro Cultural São Francisco, localizada no Centro Histórico de João Pessoa. O evento foi prestigiado com a presença do governador João Azevêdo, o prefeito Cícero Lucena, de João Pessoa, o presidente do Tribunal de Justiça (TJPB), João Benedito da Silva, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria de Fátima Moraes de Bezerra, a diretora-presidente Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez e familiares jornalista Hélio Nóbrega Zenaide.

“É um momento ímpar, porque reunir tantos governadores em uma obra histórica como essa é conseguir publicar nos dias de hoje, é um sentimento de muita gratidão a quem nos deu a mão, para conseguir essa publicação. Isso é um legado para o povo paraibano. É um sentimento de gratidão e satisfação de um desejo e sonho de meu pai que está sendo realizado. Nós não imaginávamos que seria desta forma tão completa como o prestígio do governador tomando a linha de frente de tudo, isso é muito importante”, relatou Maria Valéria Tavares Zenaide, filha do escritório Hélio Zenaide.

Com selo da Editora União, a obra conta com mais de 400 páginas, o livro iniciado pelo historiador Zenaide, que faleceu em 2017, aos 90 anos, conta a trajetória de todos os governantes da Paraíba. Hélio conviveu com muitos governadores, e retrata fatos e notas que só ele sabia ou pesquisou, desde os períodos Colonial, Imperial e Republicano, abordando temas políticos, econômicos, a guerra dos Tabajaras e Potiguaras, presidentes e interventores paraibanos. O restante da pesquisa foi abraçado pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que concluiu a obra.

“Eu adoro ler, pesquisar e estudar, especialmente a história do Brasil e da Paraíba. Procurado pela família de Hélio Nóbrega Zenaide, com a obra inacabada, eu me propus concluir a pesquisa e atualizar a obra. E hoje, estamos realizando o lançamento com apoio do Governo do Estado, através da Editora União. Então, estou bastante satisfeito e feliz por esse momento. Os leitores vão ficar satisfeitos com os fatos descritos nessa obra. São veracidades transcritas que contribuem para a importante história dos governadores da Paraíba”, destacou o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.

O governador João Azevêdo celebrou o lançamento da obra. Para o chefe do executivo estadual, citado na obra, a história é vital para valorização e crescimento da cultura em todos dos ambitos. Ainda de acordo com João Azevêdo, o registro de fatos tão importantes celebra a necessidade de registros históricos para o futuro da sociedade.

“É extremante importante para um povo quando tem a capacidade de contar a sua própria história, isso é fundamental. Deixar registrado o que aconteceu na Paraíba durante todos esses anos é de extrema importância não apenas para pesquisadores, mas para a população, de forma em geral que precisa, logicamente, conhecer sua história. Então, é um prazer um redobrado na condição de governador, testemunhar a conclusão dessa obra, começada pelo historiador Zenaide e brilhantemente concluída pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que fez um trabalho de pesquisa para chegar nesse ponto de conclusão do livro”, explicou o João Azevêdo.

O livro ´Governantes da Paraíba – Colônia, Império e República’ foi produzido pela Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). A diretora-presidente da instituição, Naná Garcez, enfatizou a importância e compromisso da EPC com a cultura, educação, arte e compartilhamento do conhecimento do povo da Paraíba. Naná Garcez destaca que a obra histórica representa o trabalho e o zelo desenvolvido pelos profissionais da empresa sempre determinados na construção de episódios para fomentação da cidadania.

“Na criação da Empresa Paraibana de Comunicação, a lei diz que devemos desenvolver o trabalho que envolva cultura, música, história e que leve o exercício da cidadania. Então, nós temos pautado a nossa atuação, seja na Radio Tabajara, seja na Editora A União, no Jornal A União, na gráfica União, levar sempre ao paraibano o que tem de melhor do conhecimento. Realizar essa obra pela sua relevância foi uma demonstração imensa de confiança tanto do governador e do desembargador, porque, nós deu a oportunidade de mostrar ao público todo nosso compromisso com a qualidade editorial”, destacou Naná Garcez.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de novembro de 2023.