O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, anunciou ontem, a chegada de três novos voos ao estado e ainda a operação de um Logo Jet, que é um avião decorado com imagens relacionadas à Paraíba, que vai cruzar os ares do país, divulgando o nome do estado. O estado também comemora a marca de 48 mil assentos ofertados em seis meses, sendo que dezembro, janeiro e fevereiro juntos somam mais de 677 mil assentos com destino aos dois aeroportos de João Pessoa e Campina Grande.
O anúncio aconteceu durante o lançamento oficial da Nordestur, evento da Azul Viagens que prevê uma série de encontros estratégicos com autoridades de várias cidades do Nordeste brasileiro. Os novos voos anunciados pela operadora para o ‘Destino Paraíba’ compreendem as cidades de Goiânia, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, que não estão na malha tradicional da companhia aérea. A Azul terá até aeronave temática, envelopada com referências da Paraíba e atribuiu os novos voos às medidas de governo e aos parceiros envolvidos.
Vice-governador diz que conquista é o resultado de muito trabalho e do compromisso e do dever de casa feito por uma equipe de trabalho afinada
“Isso só acontece porque nós temos parceiros e aqui, através da Azul Viagem, eu cumprimento todos vocês que fazem parte do training turístico, porque são vocês que fazem também isso acontecer. Eu não tenho dúvida que essa parceria tem contribuído muito para que esse momento acontecesse, Prefeitura e Estado fazendo um trabalho em conjunto”, afirmou.
Lucas Ribeiro disse que essa conquista é o resultado de muito trabalho e do compromisso e do dever de casa feito por uma equipe de trabalho afinada. “Para receber bem é preciso cuidar da nossa casa e a Paraíba é um estado que vem sendo cuidado. Já temos um aumento significativo de passageiros chegando à Paraíba. Isso mostra que a Paraíba já está num cenário nacional e internacional de turismo”, comemora.
O vice-governador ainda comemorou durante entrevista que o Salão de Artesanato deste ano já ultrapassou dois milhões em vendas. “Este é um recorde batido. Nossa capital está cheia de turistas e isso é resultado de um trabalho de divulgação importante. A Paraíba esteve presente em todas as feiras de turismo do Brasil e no mundo. O estado faz parceria com a Prefeitura de João Pessoa e os dois estão fazendo o trabalho em conjunto. Cresceremos ainda mais”, vislumbrou.
Azul é uma grande parceira do Governo da PB
De acordo com o diretor de Marketing da Azul Companhia Aérea, Daniel Bicudo, serão disponibilizados voos semanais para cada destino durante a alta estação, sendo fixada a operação dos voos caso aconteça a demanda necessária.
“Além dos investimentos habituais, a Azul é uma grande parceria, por isso estamos fazendo um trabalho constante com o governo do estado e prefeitura. Essa equação entre público e privado fez com que a Paraíba figure entre os destinos mais vendidos, tanto que o destino está entre os Top 10 no Brasil, informou.
Recentemente, o Governo do Estado fez uma parceria com a Azul para conceder incentivo de redução de 6% para 3% do ICMS dos combustíveis de aviões comerciais para que possa ser aumentado o número de voos. O que foi primordial, segundo o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ferdinando Lucena. “ Essa é mais uma ampliação de malha aérea, e que sem os incentivos do Governo do Estado que diminuiu a carga tributária da aviação e fez com que fossem geradas mais oportunidades para a Paraíba. Estamos trabalhando para atender as necessidades do Trade Turístico e já vemos resultados com os números impressionantes do crescimento”, comemorou.
O presidente da PBTur informou também que, com a ampliação da malha viária, novas possibilidades se abrem para a ampliação do fluxo de visitantes, não apenas na alta, mas também em períodos de baixa demanda. “Isso é fruto desse processo de ampliação das estratégias e de promoção e divulgação do Destino Paraíba que nós estamos promovendo desde 2023 - e isso tem repercutido muito no mercado nacional e o nosso trabalho, por determinação do governador João Azevêdo, é exatamente fazer com que a gente possa ampliar esses voos”, afirmou Ferdinando.
Ainda segundo Lucas Ribeiro, a Paraíba vai marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, pela primeira vez, com estande próprio. “Na Bolsa de Turismo de Lisboa levaremos produtores de cachaça para abrir mercado, divulgar nosso Destino para este grande Destino”, disse.
A secretária de Turismo, Rosália Lucas informou também que a Paraíba tem um grande potencial e recebe do Governo do Estado um olhar de fomento para todas as regiões, destacando um trabalho feito com empresas de todo o país.
“Visitamos 50 mil agências de viagem, participamos de todas as feiras de turismo, mostrando nosso exemplo de ações conjuntas, convergentes. O Turismo só funciona se tiver engrenagem”, avaliou.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, fez questão de enfatizar que a capital vive um grande momento no Turismo, e não só por suas belezas e encantos, mas também pela ação do Poder Público, seja na divulgação da cidade ou na realização de eventos.
“É mais um ato onde a gente tem trabalhado juntos. Sempre digo que nós estamos avançando cada vez mais, não só na preocupação e na solução da mobilidade urbana, bem como na educação, na saúde, no desenvolvimento econômico que o turismo consolida na nossa cidade. Com a oportunidade de novos investimentos, de mais empregos sendo gerados, melhor distribuição de renda e, sem dúvida nenhuma, para segurar esse crescimento e essa demanda que existe hoje, em favor de conhecer, de voltar ou mesmo de morar na cidade de João Pessoa”, afirmou o prefeito.
Já o vice-prefeito Léo Bezerra reforçou que a cidade está lotada, vivendo períodos longos de alta estação por conta dos atrativos. “Os nossos grandes eventos aqui já mostram isso. A cidade está lotada, as pessoas buscam a terceira cidade mais procurada hoje do Brasil. As pessoas veem João Pessoa hoje como a queridinha, a queridinha do mar. Estou muito feliz em saber que nós estamos trabalhando justamente para isso, para trazer conforto aos turistas, mas principalmente para quem mora aqui”, enfatizou.
Operação vai representar crescimento de 70%
Os novos voos não estão na malha tradicional da companhia aérea: Goiânia, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. De acordo com Daniel Bicudo, diretor de marketing da Azul, essa operação representa um crescimento de 70% da companhia no Destino Paraíba é uma prospecção de 48 mil assentos. “Tenho certeza que aqui eles vão performar muito bem e a gente vai conseguir mantê-los. Tem Goiânia, que apesar de estar agora na alta temporada de janeiro como voo origem, ela não estava em julho do ano passado. Então, a gente tem três novas origens - Goiânia, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto - agora no mês de julho para a cidade de João Pessoa”, explicou.
“A Prefeitura e o Governo do Estado trabalham muito no fortalecimento promocional. E a Prefeitura na sua parte apoia também na promoção, mas a sua maior tarefa, vamos dizer assim, é cuidar da infraestrutura da cidade, da limpeza, da mobilidade urbana, da rua calçada e asfaltada, da confecção do Centro de Apoio ao Turista, por exemplo”, explicou o secretário de Turismo de João Pessoa.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de janeiro de 2024.