ELEIÇÕES EM JP

Luciano desiste de candidatura

publicado: 12/03/2024 11h44, última modificação: 12/03/2024 11h46
Deputado estadual anuncia que não concorrerá às prévias do Partido dos Trabalhadores para indicação de nome
Luciano.jpg

Em nota, Luciano disse que desistência foi causada por divergências internas - Foto: Divulgação

por Ingreson Derze*

A disputa interna nos bastidores do Partidos dos Trabalhadores (PT), em João Pessoa, ganhou mais um capítulo com o anuncio da desistência do deputado estadual Luciano Cartaxo de sua pré-candidatura à Prefeitura de João Pessoa, nas eleições municipais que ocorrem em outubro deste ano.  O parlamentar Luciano Cartaxo revelou, ontem, por meio de nota à imprensa, sua renúncia a pré-candidatura interna no PT, onde disputava com a deputada estadual Cida Ramos (PT), a vaga para representar o partido na corrida eleitoral pela prefeitura da capital paraibana. A discussão interna pela escolha do candidato do PT em João Pessoa, seguia para realização de pesquisa e posteriormente as prévias, agendada para o dia 7 de abril.

O deputado Luciano Cartaxo explicou no documento que a motivação de sua desistência foi ocasionada por desentendimentos internos dentro do partido com alas opositoras a sua pré-candidatura. Diante dos impasses, o parlamentar alegou que os duelos internos enfraquecem o partido, além disso, Luciano Cartaxo esclarece que durante toda sua trajetória política jamais praticou e cometeu qualquer tipo de violência ou falta de respeito com aliados e adversários. Diante dos ataques sofridos, Cartaxo opta pela desistência com objetivo de evitar confrontos com militantes, abdicando da participação da pesquisa e prévias internas do PT, para escolha do candidato escolhido que irá representar o partido em uma candidatura própria nas eleições deste ano em João Pessoa.

“Venho me dedicando nos últimos meses à construção de uma candidatura do PT à Prefeitura de João Pessoa, que passe pela união partidária e seja uma alternativa viável e competitiva ao eleitor. Infelizmente setores do nosso partido optaram por promover uma disputa que somente tem servido para enfraquecer o PT em João Pessoa. Em toda minha trajetória política jamais havia sido acusado de cometer qualquer tipo de violência ou desrespeito. Recentemente até acusações completamente sem amparo na realidade foram feitas contra mim. Não estou disposto a duelar com companheiras e companheiros de causas e militância. Por isso tomei a decisão de não participar de prévia interna do PT. Não inscreverei meu nome para as prévias. Portanto não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa. O PT tinha chances reais de ir para o segundo turno e eleger o próximo prefeito de João Pessoa. Mas para isso precisaria ter um candidato competitivo. O eleitor quer debater a cidade. E nossa candidatura poderia oferecer uma gestão inteira de argumentos favoráveis para este debate”, declarou Luciano Cartaxo.

A deputada estadual Cida Ramos, após confirmação da desistência de seu opositor, declarou que ficou surpresa com a decisão de Luciano Cartaxo. Sem concorrência, o nome de Cida Ramos deve ser homologado durante as prévias do partido, prevista para o dia 7 de abril. A parlamentar falou que vai procurar o colega de partido para discutir o fortalecimento da candidatura da legenda no pleito municipal. “Já vou procurar o deputado Luciano Cartaxo. Para que ele, como bem disse na nota, quer fortalecer o partido e hoje fortalecer o partido é cerrar fileiras na nossa candidatura, na candidatura do Partido dos Trabalhadores para gente chegar ao segundo turno. Realizar um bom debate, uma boa discussão sobre a cidade, que é isso que o eleitor que espera da gente, em termos de alternativa ao que está posto aí para João Pessoa”, explicou a deputada estadual Cida Ramos.

O presidente do PT em João Pessoa, Marcus Túlio, também declarou que foi surpreendido com a desistência de Luciano Cartaxo a pré-candidato pelo PT, nas eleições em João Pessoa. Marcus Túlio comentou que foi pego de surpresa com a decisão do deputado estadual. O dirigente informou que ainda vai conversar com Luciano Cartaxo sobre a decisão, no entanto, o processo de escolha do nome segue, como definido em encontro com a direção nacional que determinou realização de pesquisa e prévias. “O apoio do deputado Luciano ao nome escolhido pelo PT, eu acho que a gente precisa esperar esse processo de definição, e também passar esse momento inicial. Eu pessoalmente não sentei, não conversei com o deputado Luciano Cartaxo sobre isso, até porque fui pego de surpresa, hoje pela manhã, e também não posso aqui fazer relações acerca da posição futura do deputado, só ele quem pode dizer isso”, explicou Marcus Túlio.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de março de 2024.