eleições em santa rita

Luciano quer construir 800 casas

publicado: 27/08/2024 09h27, última modificação: 27/08/2024 09h27
Candidato do Podemos diz, em entrevista à Rádio Tabajara, que habitações serão para população vulnerável
2024.08.26 entrevista Dr Luciano © Carlos Rodrigo (2).jpg

Segundo Luciano, projeto passa pela criação da Secretaria de Habitação e da busca de parcerias com o Governo Federal | Foto: Carlos Rodrigo

por Filipe Cabral*

O candidato a prefeito de Santa Rita, Luciano Alvino - o Dr. Luciano (Podemos) - disse, ontem, em entrevista à Rádio Tabajara, que, se eleito, pretende construir 800 novas unidades habitacionais para a população mais vulnerável do município. Iniciativa que, segundo ele, passa pela criação da Secretaria Municipal de Habitação e da busca de parcerias com o Governo Federal.

O advogado foi o quarto entrevistado da sabatina organizada pela emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) com os candidatos a prefeito de Santa Rita. A entrevista foi realizada ao vivo, no estúdio da rádio, durante o Jornal Estadual, com mediação de Milena Sousa e Oscar Xavier, às 7h da manhã, e está disponível também no canal da emissora no YouTube.

“Criando a secretaria específica de Habitação, a gente consegue deslocar ou alocar recursos para essa pasta pensando no planejamento estratégico da cidade junto com o Plano Diretor. Com isso a gente consegue também buscar recursos do Governo Federal”, explicou.

De acordo com Luciano, existem programas de habitação popular que são disponibilizados pelo Governo e que o município ainda não dispõe porque o poder municipal “ainda não teve essa sensibilidade de construção de moradias para a população mais carente nos moldes que o Governo Federal propõe”.

“A gente entende que algo em torno de 800 unidades habitacionais daria para começar a resolver o problema de Santa Rita. Claro que a gente não conseguiria fazer isso de uma vez, mas a gente vai dar o pontapé inicial com a Secretaria de Habitação”, acrescentou.

Ao longo do programa, Alvino também respondeu a perguntas sobre outros temas sorteados pela dupla de apresentadores e enviados por ouvintes, como emprego e renda, infraestrutura e meio ambiente.

Sobre emprego e renda, o candidato do Podemos disse que pretende investir na criação de programas de capacitação, estágio e primeiro emprego para adolescentes, jovens e adultos do município. Além disso, prometeu fortalecer os setores de turismo e agroindústria em regiões ainda pouco exploradas de Santa Rita.

“A gente tem caminhos para criar dois polos de desenvolvimento: um no que a gente chama de Eixo Norte - que pega a parte de Forte Velho e Livramento — e outro no Eixo Sul — que é a região de Cicerolândia e Odilândia. No Eixo Norte nós vamos fomentar o desenvolvimento turístico. O Forte Velho, por exemplo, é belíssimo, fica do outro lado da Praia do Jacaré. A gente pode aproveitar o pôr do sol e todas as benesses e belezas naturais [da região]. Então a gente precisa criar ali polos de desenvolvimento para atrair o investimento para o turismo. Já no Eixo Sul, a gente tem uma região muito forte da produção agroindustrial. Então a gente tem que criar condições de desenvolvimento para que as empresas possam escoar as suas produções a partir dali”, destacou.

Em relação aos problemas de infraestrutura enfrentados pelos santarritenses, Dr. Luciano abordou as questões das estradas e do abastecimento de água. No primeiro caso, ele disse que pretende “redesenhar e redefinir, com diálogo, o sistema modal urbano, além de corrigir com infraestrutura as estradas vicinais da zona rural”. No segundo, ele explicou que utilizará a Agência Reguladora do Município de Santa Rita (AR-SR) para cobrar melhorias da atual empresa responsável pelo serviço — a Águas do Nordeste (ANE).

“A gente tem que ser inteligente e usar o próprio contrato da ANE para que ela cumpra suas obrigações. Se ela não cumprir, a gente faz as aplicações de multa — o que gera recursos para o município — para que a gente no futuro próximo, se ela não cumprir com as obrigações, a gente possa, aí sim, rescindir o contrato com o município, que estará  preparado e com caixa para que a gente substitua a empresa no menor tempo possível e sem causar prejuízos e desabastecimento para a população”, detalhou.

O poder de fiscalização da gestão municipal também foi destacado em relação ao meio ambiente. Ao tratar sobre a preservação das nascentes e mananciais de água, o candidato apresentou a proposta de “fiscalizar as áreas e entornos, mantendo a preservação da mata virgem que ainda existe, garantindo, com fiscalização e legislação, que não haja construções nem desmatamento das áreas que são vicinais, além das despoluições e desobstruções dos rios”.

“Nosso intuito não é só fiscalizar no sentido de punir, mas de orientar e coibir a degradação antes que ela aconteça”, arrematou.

Entrevistas

O ciclo de entrevistas da Rádio Tabajara com os candidatos a prefeito de Santa Rita continua hoje com a participação de Jodson Júnior (PSol). Na quarta-feira, o candidato Jackson Alvino (Progressistas) encerra a série de sabatinas com os postulantes ao Executivo do município.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de agosto de 2024.