A deputada federal e primeira mulher a liderar a Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina (Psol), recebeu o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Natural de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, Erundina é assistente social e iniciou sua trajetória profissional e política em Campina Grande, onde atuou como secretária de Educação do município. Durante a homenagem, realizada ontem, no Teatro Municipal Severino Cabral, a parlamentar destacou o vínculo afetivo com a cidade, que considera sua “segunda terra natal”.
“A cada campinense e paraibano, a quem devo servir por toda a minha vida, deixo meu sincero agradecimento. Considero Campina Grande minha segunda cidade de origem, pois vivi aqui 14 anos da minha vida — o período mais longo que passei na Paraíba. Foi nesta cidade que comecei a trabalhar como professora e a desenvolver projetos sociais”, declarou, ao receber o título das mãos do reitor da UFCG, o professor Camilo Farias.
A proposta da honraria foi aprovada pelo Colegiado Pleno da universidade em maio deste ano, por iniciativa do professor Antunes Ferreira, da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC), vinculada ao Centro de Formação de Professores (CFP) do campus de Cajazeiras. A homenagem integra as comemorações dos 50 anos da escola.
Segundo o reitor Camilo Farias, o reconhecimento vai além da trajetória individual de Erundina — representa, também, um tributo à Paraíba e ao Nordeste. “A UFCG celebra, hoje, mais do que uma história, celebra uma ideia de país. E toda grande ideia nasce de alguém que ousou acreditar antes do tempo e de ter as condições ideais. Essa pessoa é Luiza Erundina. Ela transformou pela ação e pela coragem, levando o nome da Paraíba por onde esteve e tornando-se uma referência nacional por nunca esquecer as pessoas. Para ela, política é um gesto de cuidado, não um instrumento de poder. Homenageamos Erundina não apenas por suas realizações, mas pelo que ela simboliza”, afirmou o reitor.
Luiza Erundina dedicou o título à Irmã Bernadete Porto, fundadora da Faculdade de Serviço Social em Campina Grande. “A quem devo tão honrosa homenagem, se minha trajetória de vida, se tem alguma relevância, é por ter sido construída de forma coletiva? Os méritos não são meus individualmente, mas pertencem a todos e todas com quem tenho partilhado as lutas sociais. Hoje, dedico esta homenagem à Irmã Bernadete Porto, com quem recebi minha formação cristã e aprendi o amor aos pobres”, disse a deputada.
Cidadã campinense
Além do título de Doutora Honoris Causa pela UFCG, Luiza Erundina também recebeu o título de Cidadã Campinense, concedido pela Câmara Municipal da cidade. A vereadora Jô Oliveira (PCdoB), que assinou a propositura da honraria, destacou que a homenagem é uma forma de reconhecimento à trajetória de uma mulher que abriu caminhos na política brasileira para os nordestinos e, sobretudo, para outras mulheres.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 4 de dezembro de 2025.