O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador João Azevêdo anunciam hoje novos investimentos do Governo Federal na Paraíba. A solenidade acontecerá no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, às 11h45. Os anúncios devem contemplar as áreas de recursos hídricos, habitação e educação.
Durante a atividade na Paraíba, Lula estará acompanhado dos ministros Jader Filho (Cidades), Camilo Santana (Educação) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional). Na área da educação, serão anunciados investimentos no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Além disso, haverá o lançamento de três pedras fundamentais de novos campi da instituição.
Na habitação, Lula tratará sobre investimentos do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do Novo PAC e do programa Pró-Moradia. Os anúncios vão contemplar a contratação de novas unidades habitacionais do MCMV em áreas urbanas e rurais da Paraíba. Serão as primeiras contratações das modalidades Rural e Entidades do novo programa, retomado no Governo Lula. A contratação inclui a intervenção e revitalização do edifício do INSS no Centro Histórico de João Pessoa para habitação popular. Também será divulgada a seleção de novas unidades habitacionais do Pró-Moradia para atender comunidades ciganas, indígenas e famílias em áreas de risco, além de investimentos do Novo PAC para regularização fundiária que vão atender cerca de 2,7 mil famílias da comunidade de Aratu.
Já na área de recursos hídricos, o presidente e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional assinarão termos de compromisso para a Terceira Adutora de Água Bruta de Campina Grande e para o Sistema de Adutora do Brejo.
Inauguração
Antes da cerimônia no Centro de Convenções, o presidente Lula e o governador João Azevêdo farão a inauguração de mais uma etapa do Canal Acauã-Araçagi, considerada a maior obra hídrica do estado da Paraíba e a segunda maior do Nordeste. A atividade acontecerá no município de Riachão do Poço, a partir das 10h.
Será inaugurado o lote 2 do Canal Acauã-Araçagi — obra onde foram investidos R$ 715 milhões —, haverá um sobrevoo pelos 52 km de extensão e, em seguida, a aterrissagem, para a abertura da válvula dispersora na derivação para o rio Ipanema, afluente do rio Gurinhém, no município de Riachão do Poço.
O Canal Acauã-Araçagi é um empreendimento estruturante, em processo de implantação pelo Governo Federal, em parceria com o Governo da Paraíba, que objetiva o aproveitamento de águas interiores e águas a serem transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf), por meio do Eixo Leste.
Durante a visita do presidente Lula e do governador João Azevêdo, será acionada a válvula dispersora, para a liberação da água que vem do lote 1 do canal para o rio que vai perenizar três assentamentos do Incra: Chico Mendes, 21 de Abril e Padre Higino. Foram investidos nos dois lotes mais de R$ 1,2 bilhão.
Às 11h, a agenda prossegue no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, para anúncio das várias ações e para serem assinados diversos protocolos e convênios que beneficiam o estado.
A obra do canal
O Sistema Adutor do Canal Acauã-Araçagi — obra dividida em três lotes: 1, 2 e 3 — visa ao atendimento e abastecimento de água potável para mais de 40 municípios da região, em caráter regular e contínuo, e, durante o período seco, o suprimento de água permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde a Barragem de Acauã até a Barragem de Araçagi, beneficiando mais de 600 mil habitantes.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de agosto de 2024.