Notícias

Ex-reitora da UFPB substituirá Fábio Rocha, que pediu demissão do cargo em carta aberta ao prefeito Cícero Lucena

Margareth Diniz vai assumir a Secretaria da Saúde da capital

publicado: 17/12/2021 09h28, última modificação: 17/12/2021 09h28
Margareth - Facebook.jpg

por Iluska Cavalcante*

A professora doutora Margareth Diniz é a nova secretária de Saúde de João Pessoa. O anúncio foi feito ontem, pelo prefeito Cícero Lucena, após o ex-secretário, o médico patologista Fábio Rocha, pedir demissão do cargo através de uma carta-aberta.

Na carta que oficializou sua saída, o médico expôs todo o trabalho realizado pela secretaria durante a sua gestão. O médico expressou, ainda, as dificuldade de assumir a secretaria durante o período de pandemia, e aponta resultados positivos em toda a saúde do município.

“O começo da gestão não foi fácil. A herança recebida, completa em entraves alinhados a um contexto de desorganização, e o delicado momento de um ápice da pandemia do Covid-19 exigiam imediatas providências que fizessem frente à turbulência vivenciada em todos os quadrantes da gestão. O contexto da pandemia de Covid-19 exigiu foco e prioridades quase absolutas. Dotar a rede de atendimento ambulatorial e hospitalar das condições de enfrentamento à crescente multiplicação de casos do Covid-19 foi a imediata diretriz. Nesse rumo, além de uma série de providências, a ampliação dos leitos da rede hospitalar deu margem ao cumprimento da urgência”, disse.

Por fim, ele realizou agradecimentos e se despediu da pasta. “Agradeço ao prefeito Cícero Lucena e ao vice-prefeito Léo Bezerra a confiança em mim depositada, ao convívio quase cotidiano e ao aprendizado que também me proporcionaram. Ao conjunto de gestores, com quem compartilhei decisões, encaminhamentos e responsabilidades, a minha gratidão. Saio da gestão levando comigo a certeza de que muito, ainda, tem que ser feito, um imensurável legado de ensinamentos e a forte convicção de ter dedicado, enquanto secretário da Saúde do Município, o meu melhor ao Projeto de Cuidar das Pessoas”.

Em entrevista às TVs Cabo Branco e Paraíba, na manhã de ontem, Cícero Lucena agradeceu o empenho e dedicação do ex-secretário. O prefeito pontuou que apesar da falta de experiência em gestão pública, o médico desempenhou o seu papel com compromisso.

Nova gestão

A nova gestora da Saúde na capital estava, desde o início do ano, na Secretaria da Ciência e Tecnologia. Nascida em Sousa (PB), Margareth Diniz é graduada em Medicina e Farmácia, especialista em Toxicologia Animal, mestre e doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio).

Em sua carreira como gestora, foi reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no período de 2012-2020, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), onde também exerceu a Diretoria Técnica, e foi membro do Conselho Administrativo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). É embaixadora do Parlamento de Inovação, para o desenvolvimento institucional de Ciência, Tecnologia e Inovação da República do Paraguai-MercoSul.

É pesquisadora permanente do Programa em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos e do CNPq, e é detentora da Medalha do Mérito Farmacêutico concedida pelo Conselho Federal de Farmácia. Integra grupos de pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos da UFPB (Pesquisadora); GEFAO: Grupo de Estudos em Fitoterapia Aplicada a Odontologia – UFPB (Pesquisadora); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) – UFRJ (Pesquisadora); Investigação dos efeitos genotóxicos, citotóxicos, citoprotetores de produtos naturais e sintéticos frente a células procarióticas e eucarióticas – UFPB (líder); Núcleo de Assistência Farmacêutica – Farmacoterapia e Biofarmácia – UFPB (Pesquisadora); Plantas Medicinais e Tóxicas – UFPB (líder); e Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos – UFPB (Pesquisadora).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de dezembro de 2021